EUROPEU 2020: Ronaldo foi o melhor marcador, Itália vence ‘lotaria’ dos penáltis

A Itália conquistou, domingo, o segundo título de campeã europeia de futebol, 53 anos depois, sucedendo a Portugal, ao bater a anfitriã Inglaterra por 3-2, nos penáltis, após 1-1 nos 120 minutos, na final do Euro2020, em Londres.

No tempo regulamentar, Luke Shaw adiantou os ingleses, logo aos dois minutos, e Leonardo Bonucci empatou para os transalpinos, aos 67.

A ‘squadra azzurra’, que igualou em Wembley os dois ceptros da França e colocou-se a de Alemanha e Espanha, também conta no seu palmarés com quatro títulos mundiais, conquistados em 1934, 1938, 1982 e 2006.

Entretanto, Cristiano Ronaldo sagrou-se pela segunda vez melhor marcador de uma edição do campeonato da Europa, repetindo o feito de 2012, também com companhia, desta vez do checo Patrik Schick.

O ‘capitão’ da selecção lusa, que recebe o prémio da UEFA por ter igualmente uma assistência, algo que Schick não conseguiu, totalizou cinco golos (quatro jogos) tantos quantos os do jogador do Bayer Leverkusen (cinco).

Ronaldo começou com um ‘bis’ à Hungria (3-0), o primeiro de grande penalidade, depois marcou uma à Alemanha (2-4), num jogo em que também assistiu Diogo Jota, e, a fechar a fase de grupos, ‘bisou’ de penálti face à França (2-2), para, nos ‘oitavos’, ficar em ‘branco’ com a Bélgica (0-1).