EUROPEU 2024: Portugal defronta amanhã Croácia em teste a ‘doer’
Portugal defronta amanhã a Croácia, no único particular antes do Euro2024 de futebol com uma equipa que vai estar igualmente na fase final, naquele que será o regresso ao Estádio Nacional após uma década de ausência.
Dias depois do triunfo por 4-2 sobre a Finlândia, a selecção nacional vai ter pela frente um adversário de um nível bem mais superior e que promete ser, talvez, o primeiro teste a ‘doer’ desde a chegada de Roberto Martínez ao cargo de seleccionador luso, já que os croatas têm no currículo o terceiro lugar do Mundial2022, no Qatar, isto depois de já terem sido vice-campeões em 2018, na Rússia.
Bem perto do fim, e ainda liderada por Modric, a geração de ‘ouro’ da Croácia foi o adversário escolhido para o regresso de Portugal ao Jamor, depois de 10 anos desde o último jogo, quando em 31 de Maio de 2014, sob o comando de Paulo Bento, empatou a zero com a Grécia, de Fernando Santos, também num particular, mas neste caso de preparação para o Campeonato do Mundo do Brasil.
Quatro meses depois, Santos viria a render Paulo Bento no cargo de seleccionador português, levando, mais tarde, a equipa das ‘quinas’ à conquista do Euro2016.
Embora já estejam integrados no estágio, o capitão Cristiano Ronaldo e Rúben Neves são baixas certas, como o próprio Martínez confirmou, enquanto Pepe e Nelson Semedo continuam em dúvida.
Central e lateral foram poupados perante os finlandeses, em Alvalade, devido a questões físicas, e o mesmo poderá acontecer no Estádio Nacional, no oitavo embate de sempre entre portugueses e croatas.
Totalistas perante a Finlândia, João Cancelo, João Neves, Francisco Conceição e Vitinha dificilmente voltarão a repetir a presença no ‘onze’, acontecendo o contrário com Bernardo Silva, Matheus Nunes (rendeu o lesionado Otávio nos convocados) e João Félix, sem minutos perante os escandinavos.
Na baliza, José Sá, que também fez os 90 minutos em Alvalade, deverá dar o lugar a Diogo Costa, o habitual titular, ou a Rui Patrício, o guarda-redes mais internacional de sempre por Portugal (108).