EUROPEU DE FUTEBOL 2020: Portugal defronta Israel antes de viajar para a Hungria
n MUNDIAL DE MOTO GP: Miguel Oliveira venceu Grande Prémio da Catalunha
O português Miguel Oliveira (KTM) venceu, domingo, o Grande Pré-mio da Catalunha de MotoGP, depois de ter partido da quarta posição para a sétima prova da temporada, em Barcelo-na.
Oliveira bateu o francês Johann Zarco (Duca-ti) por 0,175 segundos, com o australiano Jack Miller (Ducati) a terminar na terceira posição, a 1,990s do português.
Esta é a terceira vitória do piloto de Almada no Mundial de MotoGP, depois de ter vencido os grandes prémios da Es-tíria e de Portugal, em 2020.
Miguel Oliveira assumiu que fez “a corrida perfeita”.
Em declarações após cortar a meta, na zona mista do pódio da corrida espanhola, o piloto de Almada disse que esta foi “uma das melhores corridas” da sua carreira.
n CONCACAF: Estados Unidos vencem México e conquistam Liga das Nações
A selecção dos Es-tados Unidos venceu, domingo, o México por 3-2, após prolongamento, e conquistou a primeira edição da Liga das Nações da CONCACAF de futebol, num encontro disputado em Den-ver.
O golo que garantiu o triunfo dos Estados Uni-dos foi apontado pelo avançado Christian Pu-lisic, que joga nos ingleses do Chelsea, aos 114 minutos, de grande pe-nalidade, com o mexicano Guardado a desperdiçar, aos 120+2, uma oportunidade de empatar a partida, também de penálti.
A partida, disputada em Denver, ficou também marcada por uma interrupção de cerca de três minutos, depois de o árbitro da partida ter ouvido gritos homofóbicos provenientes das bancadas.
O México entrou me-lhor na partida e adiantou-se no marcador logo aos dois minutos, com um golo de Jesus Coro-na, médio que alinha no FC Porto, mas os Esta-dos Unidos empataram aos 27, por intermédio de Giovanni Reyna.
Na segunda parte, a equipa mexicana voltou a ganhar vantagem aos 79, com um golo de Diego Lainez, mas os Estados Unidos empataram de novo três minutos depois, por Weston McKennie, jogador que é companheiro de equipa de Cristiano Ronaldo na Juventus.
No prolongamento, o campeão europeu Chris-tian Pulisic marcou o golo que garantiu a conquista do troféu para a selecção norte-americana.
n EUROPEU DE SUB-21: Portugal vice-campeão
A selecção portuguesa de futebol de sub-21 somou, domingo, o terceiro desaire em outros finais do Europeu da categoria, ao perder com a Alemanha por 1-0, no jogo decisivo da 23.ª edição, em Ljubljana, na Eslovénia.
Um golo de Lucas Nmecha, servido por Ridle Baku, aos 49 minutos, selou o desaire dos comandados de Rui Jorge.
A Alemanha passa a contar três títulos, repetindo 2009 e 2017, sendo que foi ‘vice’ em 1982 e 2019, enquanto Portugal repetiu das derrotas de 1994 (0-1 face à Itália, com ‘golo de ouro’) e 2015 (3-4 com a Suécia nos penáltis, após 0-0 nos 120 minutos).
COMENTÁRIO: Portugal sem rasgo face à Alemanha volta a ser traído pelo destino
Ljubljana, 06 jun 2021 (Lusa) – Um golo solitário de Lukas Nmecha impediu hoje Portugal de inverter a malapata no campeonato da Europa de sub-21, ao somar o terceiro desaire em outros finais, diante da Alemanha, por 1-0, punindo uma exibição abaixo da média.
Perante 4.883 espetadores no Estádio Stozice, em Ljubljana, o avançado germânico faturou aos 49 minutos, assistido com um passe categórico de Ridle Baku pelo corredor direito, selando o terceiro título da ‘mannschaft’ (2009, 2017 e 2021) em cinco finais.
Portugal quebrou um recorde vitorioso de 12 partidas e desperdiçou uma oportunidade histórica para consumar um inédito pleno de conquistas continentais de seleções nos escalões sub-17, sub-19 e sub-21, repetindo as derrotas de 1994 (0-1 face à Itália, com ‘golo de ouro’) e 2015 (3-4 com a Suécia nos penáltis, após 0-0 nos 120 minutos).
Ao terceiro jogo em sete dias, Rui Jorge promoveu duas alterações face à vitória sobre a Espanha (1-0), nas meias-finais, com o médio Florentino a render Gedson no vértice mais recuado do losango, enquanto Tiago Tomás rendeu Rafael Leão na linha ofensiva.
Portugal recuperou a entrada enérgica notada ao longo da prova e deixou Finn Dahmen em sentido logo ao segundo minuto, num remate de Diogo Dalot às malhas laterais, e ao oitavo, com Tiago Tomás a corresponder a uma sucessão de ressaltos ganhos por Dany Mota na esquerda, rodando na área para atirar cruzado a centímetros da baliza alemã.
Os pupilos de Stefan Kuntz, sem novidades face ao ‘onze’ que afastou os Países Baixos (2-1), foram resistindo ao dinamismo luso com dimensão física e cresceram na pressão em zonas avançadas, onde Florentino facilitou ao quarto de hora, perdendo a bola à entrada da área para Florian Wirtz, que alvejou com estrondo a trave de Diogo Costa, após desvio em Diogo Leite.
Ao encurtar o espaço de criação no corredor central, a Alemanha limitou as unidades criativas das ‘quinas’ e tomou as rédeas, mas encarou um guardião luso intransponível aos 20 minutos, quando fez a mancha para negar as intenções de Lukas Nmecha, e aos 29, voando para afastar um pontapé intencional de longe de Arne Maier ao ângulo.
Portugal estava remetido a um bloco passivo e reavivava as dificuldades das últimas partidas para controlar o espaço entre médios e defesas e as incursões de Ridle Baku e Wirtz pela direita, embora até tenha esbanjado uma soberana chance perto do intervalo.
Pouco depois de um ‘tiro’ alto de Fábio Vieira, Dany Mota libertou em profundidade Vítor Ferreira, que surgiu isolado perante o guarda-redes Finn Dahmen, mas perdeu-se em simulações, deixou de ter condições para rematar e errou no passe para Tiago Tomás.
Rui Jorge trocou Dany Mota por Rafael Leão para o segundo tempo, sem ter ajustado a cobertura no flanco destro, onde Baku surgiu aos 49 minutos, encarou Abdu Conté e descobriu com categoria Lukas Nmecha, que driblou Diogo Costa e atirou a contar.
Sem perder a compostura, a equipa das ‘quinas’ acelerou processos e gerou perigo aos 53 e 66 minutos, com Nico Schlotterbeck a intercetar dois remates de Fábio Vieira, que tentou um ‘chapéu’ do meio-campo, aos 59, travado com aperto por Finn Dahmen.
A aposta no virtuosismo de Francisco Conceição e Jota à hora de jogo impulsionou a variação tática para o tradicional 4-3-3, estratégia que raramente trouxe melhorias à exibição portuguesa, que foi sobrevivendo à custa da atuação inspirada de Diogo Costa.
O guarda-redes luso travou um lance de insistência de Karim Adeyemi com o pé, aos 72 minutos, um disparo de longe de Lukas Nmecha com a mão direita, aos 75, e novo raide de Adeyemi com as pernas, aos 80, em ações insuficientes para contagiar os colegas.
O avanço do relógio ia tirando discernimento aos pupilos de Rui Jorge, que esperou apenas pela reta final para reforçar o ataque com Gonçalo Ramos, e elevou a concentração do conjunto de Stefan Kuntz, sempre mais intenso em cada dividida.
RYTF // PFO
Lusa/Fim
n APESAR DOS ‘TUBARÕES’ À ESPREITA: Sérgio Conceição renovou por três épocas
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, vai continuar no comando técnico da equipa, que terminou em segundo lugar a I Liga portuguesa de futebol, por mais três anos, revelou o canal do clube Porto Canal.
O treinador, de 46 anos, que se encontra nos ‘dragões’ desde a temporada de 2016/17, proveniente dos franceses do Nantes, assinará um vínculo com duração por mais três temporadas.
Antes disso, passou pelo Olhanense (2011/ 12), Académica (2012/13 e 2013/14), Sporting de Braga (2014/15) e Vitória de Guimarães (2015/16).
Ao serviço dos ‘dragões’ já conquistou dois campeonatos nacionais, nas temporadas 2017/18 e 2019/20.
O presidente do FC Porto garantiu que, com a renovação de contrato, por mais três anos, o treinador da equipa principal de futebol, Sérgio Conceição, “não vai receber nem mais um cêntimo que no contrato anterior”.
O técnico portista re-novou contrato até 2024 e o acordo, segundo Pin-to da Costa, foi fácil de atingir.
O presidente dos ‘dragões’ explicou, na cerimónia de renovação, co-mo aconteceram as conversas.
“Foi a mais fácil para chegar a acordo, porque quando disse ao Sérgio que queria que ele ficasse, tínhamos de decidir o prazo. Um ano entendia que não devia ser, porque daqui a três meses já o colocariam no Qatar, Arábia Saudita ou em Montevideu. Entre dois e três anos, disse que preferia os três anos porque seria até ao fim do mandato, e não seria meu desejo mudar de treinador. A decisão de três anos foi dele, foi a única coisa que demorou mais a pensar”, revelou.
O dirigente esclareceu também as questões fi-nanceiras do contrato, garantindo que não hou-ve qualquer exigência do treinador.
“Disseram numa manchete que o Sérgio ia ganhar mais do que o Jorge Jesus. Não sei quanto ganha o Jesus, nem me interessa, mas posso garantir que o Sérgio não renovou por dinheiro. Não vai ganhar nem mais um cêntimo que no contrato anterior. Houve quem falasse em 20 milhões de euros. São mentirosos”, disse.
O treinador do FC Porto prometeu, na cerimónia de renovação do contrato, continuar a dar ao clube portista o mes-mo que deu até hoje, tendo sempre em mente que o principal objectivo é “o sucesso do FC Porto”, e não escondeu que uma das suas motivações “é voltar a ter adeptos nos estádios”.
“Uma das minhas motivações é voltar a ter aqui os adeptos nos estádios. Tenho uma grande vontade de estar com os adeptos, porque também me sinto um deles. Não me tira discernimento do trabalho, mas dá-me algo mais”, disse Sérgio Con-ceição.
Pinto da Costa garantiu que Sérgio Conceição sempre lhe disse que “queria ficar no FC Porto, pelo projeto, e que queria ajudar”.
“Quando lhe disse que tinham de ser as mesmas condições, ele não pôs a mínima objeção. Isso faz dele um treinador especial. Tenho a certeza de que vão ser três anos de sucessos”, disse.
Depois, falou diretamente para o técnico: “Numa entrevista recente disse que o meu sonho era ter-te como treinador até ao final do meu mandato. Compreendeste isso, anuíste, fico muito feliz. É uma grande responsabilidade para todos nós. Juntos venceremos”.
“É com uma alegria enorme que hoje selamos este novo contrato. Eu disse há meses que queria que o treinador fosse o meu treinador enquanto eu fosse presidente. Até ao dia de ontem, até cinco minutos antes de ser anunciado no Porto Canal, estavam a dar nas televisões que a continuidade do Sérgio estava muito difícil”, disse, ‘contestando’ alegada desinformação.
Pinto da Costa prosseguiu na mesma linha: “Foi bom que não tivéssemos assinado já, porque, assim, o Sérgio conheceu a Europa. Esteve em Nápoles, Roma, Sevilha, Madrid, para firmar contratos”.
“Este é um momento de enorme felicidade para nós os dois. Quando tomaste posse, disseste que vinhas para ensinar, não para aprender, porque eras o treinador do FC Porto. Essas palavras demonstraram a convicção e a certeza de que sabias para o que vinhas, o que queríamos de ti, sabias da situação do FC Porto e do que precisávamos”, lembrou.
A rematar, falou de um percurso muito positivo até agora: “Foram quatro anos de êxitos, com alguns percalços, inevitáveis para qualquer um, mas foram quatro anos que justificam plenamente a tua continuidade”.
JYA // PFO
Lusa/Fim
05/06/2021 14:48
(LUSA)
Sérgio Conceição renova com o FC Porto até 2024 e promete “títulos”
Porto, 05 jun 2021 (Lusa) – O treinador português de futebol Sérgio Conceição, que hoje renovou por três épocas, até 2024, garantiu que “mais importante do que as vitórias diárias, são os títulos que o FC Porto vai ganhar”.
O treinador do FC Porto prometeu, na cerimónia de renovação do contrato, continuar a dar ao clube portista o mesmo que deu até hoje, tendo sempre em mente que o principal objectivo é “o sucesso do FC Porto”, e não escondeu que uma das suas motivações “é voltar a ter adeptos nos estádios”.
“Uma das minhas motivações é voltar a ter aqui os adeptos nos estádios. Tenho uma grande vontade de estar com os adeptos, porque também me sinto um deles. Não me tira discernimento do trabalho, mas dá-me algo mais”, disse Sérgio Conceição.
Manifestando um “orgulho enorme” por estar na cerimónia “com o presidente”, não só pelo que já fizeram, mas pelo que querem “fazer no futuro”, o técnico apontou aos títulos: “Importante são os títulos que queremos e vamos ganhar”.
“Muitas vezes, não é fácil lidar comigo, acredito que sim, mas, no meu horizonte, está sempre uma coisa essencial, o sucesso do FC Porto em termos profissionais”, frisou o técnico que lidera os ‘dragões’ desde 2017/18, adiantando que vai continuar a ser o mesmo que foi até aqui.
Relativamente ao contrato, Sérgio Conceição garantiu que nunca foi tão simples chegar a acordo, admitindo também que não fez qualquer tipo de exigência, sendo que há “coisas muito mais importantes do que o dinheiro e o contrato”.
“Eu não exijo nada, sou exigente por natureza. Porque estou num clube exigente, com o presidente mais titulado do Mundo, com muitos títulos nacionais, sete títulos internacionais que honram a nação portista e Portugal. Fomos, em muitas situações, o estandarte lá fora”, frisou.
De acordo com o técnico, o FC Porto obriga-o a “ser melhor todos os dias”, uma vez que “ambição” passa por manter os ‘dragões’ como um “clube vencedor”.
Sérgio Conceição também não esqueceu a família nos seus agradecimentos e garantiu que o sentimento dos verdadeiros portistas o deixa ainda mais forte.
“Queria agradecer à minha família. Não tem sido fácil a pressão que tem existido. Está orgulhosa, naturalmente, porque me amam, tal como eu os amo, mas também porque são portistas. A cada dia que passa e a cada comentário que se faz, seja na imprensa falada, escrita, ficamos mais fortes”, afirmou.
Sérgio Conceição manteve a linha do discurso: “Vivemos disso, somos um povo, e falo do Norte, que vive desse trabalho, dedicação permanente. Odiados por muitos, mas mais fortes com os verdadeiros portistas”.
O treinador da equipa ‘azul e branca’ garantiu que ainda não discutiu qualquer questão relativamente ao plantel, mantendo a tónica no ‘ruído’ exterior.
“Ainda não falámos do plantel. É natural que alimentem alguns rumores e que convenha a algumas pessoas criar mais confusão sobre essas tais exigências. Ainda não falamos de nada, pensamos, sim, naquilo que é o planeamento da próxima época”, explicou.
Segundo Sérgio Conceição, falou-se de “outras coisas importantes”, de forma a ser criada “uma base” para o “sucesso”.
“Passou-se a imagem que o Sérgio quer tudo, exige tudo. Houve conversas sobre futebol, sobre outras situações que nos podem deixar mais próximos das vitórias. Não houve ninguém que estivesse a exigir algo que não fosse o normal num clube vencedor”, completou.
JYA // PFO
Lusa/Fim
05/06/2021 00:48
(LUSA)
FC Porto renova por mais três épocas com Sérgio Conceição
Porto, 05 jun 2021 (Lusa) –
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, vai continuar no comando técnico da equipa, que terminou em segundo lugar a I Liga portuguesa de futebol, por mais três anos, revelou o canal do clube Porto Canal.
O treinador, de 46 anos, que se encontra nos ‘dragões’ desde a temporada de 2016/17, proveniente dos franceses do Nantes, assinará um vínculo com duração por mais três temporadas.
Antes disso, passou pelo Olhanense (2011/12), Académica (2012/13 e 2013/14), Sporting de Braga (2014/15) e Vitória de Guimarães (2015/16).
Ao serviço dos ‘dragões’ já conquistou dois campeonatos nacionais, nas temporadas 2017/18 e 2019/20.
JYA // VR
Lusa/fim
n MÉDIO DO FC PORTO: Venda de Sérgio Oliveira
à Fiorentina quase fechada
Sérgio Oliveira está cada vez mais perto de ser confirmado como reforço da Fiorentina para 2021/22.
A imprensa italiana garante que o negócio com o FC Porto está praticamente consumado.
O médio internacional português é um dos principais desejos do novo treinador do clube de Florença, Gennaro Gattuso, e a imprensa transalpina dá agora conta de que Fiorentina e FC Porto já terão chegado a acordo para o montante da transferência, que será fechada em 18 milhões de euros, podendo ainda o clube azul e branco vir a receber mais dois milhões a longo prazo.
De Itália vêm também notícias de que a Fio-rentina estará igualmente interessada noutro internacional português: Gonçalo Guedes.
O clube ‘viola’ estará disposto a ir até aos 25 milhões de euros para garantir o concurso do extremo do Valência, formado no Benfica.
Este interesse em Gonçalo Guedes vem, contudo, esfriar as pretenções da Fiorentina em contrarar outro jogador do FC Porto, Jesús Co-rona.
n EUROPEU DE SUB-21: Fábio Vieira eleito melhor jogador
O médio português Fábio Vieira foi, domingo, eleito o melhor futebolista da fase final da edição de 2021 do campeonato da Europa de sub-21, que os lusos perderam diante da Alemanha, por 1-0, numa final disputada em Ljubljana.
Minutos depois do apito final do georgiano Giorgi Kruashvili, o esquerdino do FC Porto foi distinguido no relvado pela UEFA, coroando uma campanha com seis encontros, cinco dos quais a titular, e um golo à Croácia, na jornada inaugural do Grupo D.
n MUNDIAL DE CARROS DE TURISMO: Tiago Monteiro vence primeira corrida da temporada
O português Tiago Monteiro (Honda) terminou, domingo, na oitava posição a segunda das duas corridas da prova de abertura da Taça do Mundo de Carros de Tu-rismo (WTCR) e baixou para o segundo lugar do campeonato.
Depois da vitória na primeira corrida do dia, o português largou da sétima posição para a segunda mas foi envolvido numa carambola de carros que aconteceu na primeira curva do traçado de Nordschleife, no circuito de Nurburgring, na Alemanha.
Monteiro baixou ao 10.º lugar mas ainda conseguiu recuperar até à oitava posição, a 18,481 segundos do vencedor, o francês Jean-Karl Vernay (Hyundai).
No entanto, a classificação ainda é provisória, com o português a ser investigado por um toque num adversário.
Com estes resultados, Tiago Monteiro caiu para a segunda posição do campeonato, com 33 pontos, a seis do novo líder, Vernay.
Na primeira corrida, o piloto portuense, que partiu da quarta posição da grelha, bateu o francês Yvan Muller (Link-&Co) por 0,514 segundos e o uruguaio Santiago Urrutia (Link&Co) por 0,746s.
O português chegou ao final da primeira de três voltas ao traçado de 26 quilómetros de Nordschleife, a versão ‘longa’ de Nurburgring, na quinta posição, mas conseguiu chegar ao segundo lugar à entrada da terceira e derradeira volta.
Tiago Monteiro acabaria por ultrapassar Muller já na parte final da última volta, cortando a meta na primeira posição.
A próxima prova é em Portugal, no Estoril, a 26 e 27 de Junho.
05/06/2021 10:06
(LUSA)
Tiago Monteiro vence primeira corrida da temporada do WTCR
Nurburg, Alemanha, 05 jun 2021 (Lusa) – O português Tiago Monteiro (Honda) venceu hoje a primeira de duas corridas da prova inaugural da temporada da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), disputada no circuito de Nurburgring, na Alemanha.
Na primeira corrida, o piloto portuense, que partiu da quarta posição da grelha, bateu o francês Yvan Muller (Link&Co) por 0,514 segundos e o uruguaio Santiago Urrutia (Link&Co) por 0,746s.
O português chegou ao final da primeira de três voltas ao traçado de 26 quilómetros de Nordschleife, a versão ‘longa’ de Nurburgring, na quinta posição, mas conseguiu chegar ao segundo lugar à entrada da terceira e derradeira volta.
Tiago Monteiro acabaria por ultrapassar Muller já na parte final da última volta, cortando a meta na primeira posição.
“Fui apertado na primeira volta mas mantive a minha concentração. Vi a oportunidade quando o [italiano Gabrielle] Tarquini (Hyundai) saiu na primeira curva [da segunda volta]. Estou muito satisfeito por começar a temporada assim”, frisou o piloto português, que lidera o campeonato com 25 pontos.
Esta foi a primeira vitória de Tiago Monteiro desde a conseguida em Vila Real, em 2019, de um total de 13 entre o Mundial de Carros de Turismo (WTCC) e Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR).
AGYR // PJA
Lusa/Fim
n BENFICA: Médio do Nápoles e avançado do Boca Juniors na mira
O interesse não é de agora, mas o Benfica pa-rece ter voltado à carga.
Eljif Elmas, médio de 21 anos do Nápoles, está nas cogitações do clube ‘encarnado’, segundo Antonello Gallo, jornalista italiano.
O repórter dá conta de um “interesse do Ben-fica” numa relação que já conta com outro namoro antigo: o do Nápoles por Grimaldo.
No entanto, no que diz respeito ao médio criativo do emblema italiano, o Benfica sabe que o valor a pagar pelo in-ternacional da Macedó-nia do Norte, que estará presente no Euro’2020, não será pouco. Segundo o ‘transfermarkt’, Elmas está avaliado em 17 milhões de euros e o facto de ter contrato até 2025 não o deixa mais barato… pelo contrário.
Em Dezembro de 2020, o agente de Elmas já tinha comentado o alegado interesse do Benfi-ca e remeteu uma possível saída do médio para o final da temporada.
“A vontade do jogador é completar a presente temporada no Nápoles para, depois, se projectar no Campeonato Euro-peu”, afirmou o empresário, em entrevista concedida ao portal italiano ‘Tuttomercatoweb’.
O Benfica tem ainda o avançado Sebastián Villa, do Boca Juniors, como um dos alvos para a nova temporada.
Os ‘encarnados’ têm o dianteiro colombiano re-ferenciado há algum tem-po, e procuraram saber junto do clube argentino as condições para a sua contratação.
Além do Benfica, ou-tros clubes europeus já demonstraram interesse no atleta colombiano que recentemente renovou o seu contrato com o Boca Juniors até 31 de De-zembro de 2024.
O Benfica recebeu uma proposta a rondar os quatro milhões de euros vinda do Médio Oriente por Adel Taarabt.
Propostas que terá sido imediatamente rejeitada pela direcção do clube da Luz.
Os responsáveis ‘en-carnados’ fizeram saber que só estarão disponíveis para negociar o pas-se do médio de 32 anos perante ofertas na ordem dos dez milhões de euros.
Só assim o Benfica aceitará abrir mão de um jogador que entra nos planos de Jorge Jesus para a próxima temporada.
n SPORTING: ‘Leões’ querem vender Nuno Mendes… mas ficar com ele
Depois de uma temporada de 2020/21 de plena afirmação, em que foi decisivo na caminhada do Sporting para o título e em que acabou por integrar os convocados de Portugal para o EURO2020, Nuno Men-des deverá mesmo ser vendido pelos ‘leões’ neste verão e por um valor recorde para o clube de Alvalade.
Porém, com alguns pormenores e com as pretensões leoninas.
O Manchester City será quem está mais bem posicionado para garantir o lateral-esquerdo, mas o Sporting vai tentar junto do emblema inglês que a venda seja processada de imediato, mas que Nuno Mendes permaneça mais uma temporada em Alvalade, rumando aos ‘cityzens’ apenas em 2022/2023, fazendo uma espécie de ‘desconto’ no valor da venda.
O clube inglês terá começado por recusar esta ideia, mas as negociações entre os dois clubes prosseguem e esse cenário ainda é uma possibilidade.
A proposta do Man-chester City pelo jogador de 18 anos passará por uma oferta de 60 milhões de euros, mais 10 milhões mediante o cumprimento de determinados objectivos.
Valores que superarão os da venda de Bru-no Fernandes para o Sporting e farão de Nu-no Mendes a maior transferência da história do clube leonino.
n MAIS VALIOSOS DO MUNDO: Rúben Dias, Bruno Fernandes e João Félix na lista
Os portugueses Bruno Fernandes e João Félix aparecem no ‘top 10’ dos jogadores com valor de transferência mais alto e Rúben Dias é o defesa central mais caro da ac-tualidade, divulgou se-gunda-feira o Observa-tório do Futebol (CIES).
Numa lista elaborada sobre as cinco principais ligas europeias (Alema-nha, Inglaterra, Itália, Es-panha e França), Bruno Fernandes, do Manches-ter United, está na quinta posição e é apontado como jogador português mais caro da actualidade, com um valor a rondar os 154,3 milhões de euros.
Pouco abaixo do médio dos ‘red devils’, no nono posto, surge João Félix, do Atlético Madrid, com um valor de transferência estimado em 127,8 milhões de euros.
Para o CIES, Phil Fo-den, do Manchester City, é o mais caro do mercado, com 190,2 milhões de euros, seguido de Mason Greenwood e Marcus Rashford, ambos do Manchester United, com 178 e 159,1, respectivamente, num ‘top 3’ composto apenas por jogadores ingleses.
Entre os três primeiros e Bruno Fernandes aparece o avançado norueguês Erling Haaland, do Borussia Dortmund, com o valor avaliado em 155,5 milhões de euros.
Rúben Dias, recentemente eleito o melhor jogador da última edição da Premier League ao serviço do Manchester City, surge no 16.º posto, com um valor a rondar os 114 milhões de euros, mas tem o ‘estatuto’ de central mais caro do futebol actual.
Ainda dentro do ‘top 20’, no 19.º lugar, surge Bernardo Silva, também do Manchester City, campeões ingleses, com um ‘preço’ de 104,2 milhões de euros.
Na lista dos 100 elaborada pela CIES, em que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi não marcam presença, o futebol português está ainda representado por Pedro Neto, do Wolverhampton (31.º com 85,5 milhões de euros), Diogo Jota, do Liverpool (56.º com 66,5 ME), Francisco Trincão, do FC Barcelona (67.º com 62,2 ME), João Cancelo do Manchester City (68.º com 62 ME) e Rafael Leão, do AC Milan (86.º com 54,4 ME).
n HÓQUEI EM PATINS: FC Porto vence Sporting e adianta-se na final do nacional
O FC Porto venceu, domingo, o primeiro en-contro da final dos ‘play-offs’ do campeonato na-cional de hóquei em patins, ao bater em casa o campeão europeu Spor-ting por 3-1, num duelo à melhor de cinco encontros.
A formação ‘azul e branca’, detentora do título, conquistado em 2018/19, já vencia ao intervalo os campeões de 2017/18 por 2-0, num embate em que Gonçalo Alves (dois golos) e Carlo Di Benedetto facturaram para os portistas e Ferran Font para os ‘leões’.
O FC Porto procura conquistar o seu 24.º título nacional, e deixar para trás o Benfica, que soma 23, enquanto o Sporting persegue o nono, numa final que prossegue amanhã no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
n ‘FAIR-PLAY’: Guarda-redes vê cartão branco e história comove
O jogo entre o AC Travanca e o GD Parada, da primeira divisão distrital de Viseu, ficou marcado por uma atitude de um jogador que está a comover a sociedade portuguesa.
Tudo aconteceu na passada quinta-feira no Estádio do Ribeiro, em Travanca de Bodiosa. Lu-ís, guarda-redes do Tra-vanca, estava em campo quando, aos 87 minutos, decidiu deixar o recinto de jogo para prestar auxílio a um adepto da equipa adversária que começou a ter um ataque de epilepsia enquanto assistia ao encontro do lado de fora do recinto.
Segundo o relato do Travanca nas redes sociais, o homem, 32 anos, começou a ter convulsões, e rapidamente foi assistido por quem estava mais próximo.
O problema agravou-se, e enquanto ligavam para o 112 a pedir ajuda, os adeptos gritaram pedidos de ajuda para dentro do estádio.
Por volta do minuto 90, Luís, que pertence ao corpo do INEM de Viseu, saiu do terreno de jogo para ir socorrer o adepto.
Quando a situação se estabilizou, Luís regressou ao jogo, e viu o árbitro mostrar-lhe o cartão branco pela atitude de ‘fair-play’ que teve.
n ANDEBOL: FC Porto conquista ‘dobradinha’
ao vencer Benfica na final da Taça
O FC Porto fez, domingo, ‘dobradinha’ ao bater o Benfica, por 31-27, na final da Taça de Portugal de andebol, disputada em Pinhel, Guarda, somando o nono título na competição.
Os ‘dragões’, que se sagraram campeões nacionais apenas com vitórias, já comandavam ao intervalo (16-14) e confirmaram o seu favoritismo perante o terceiro classificado do campeonato, que nas meias-finais tinha afastado o Sporting, recordista de troféus na prova (15).
O FC Porto conquistou a segunda ‘dobradinha’ consecutiva, depois de, em 2018/2019, ter juntado também a Taça ao título nacional – a temporada de 2019/20 foi suspensa devido à pandemia de covid-19 e não atribuiu vencedores.
n II LIGA: Farense renovou com Jorge Costa
O Farense anunciou a continuidade do treinador Jorge Costa, que renovou por uma época apesar de não ter evitado a despromoção dos algarvios à II Liga de futebol.
“O Sporting Clube Farense Algarve SAD comunica que assinou contrato para a época 2021/2022 com o treinador Jorge Costa”, revelou o emblema de Faro, em comunicado divulgado nas redes sociais.
A SAD considerou esta decisão “fundamental” para alcançar os objectivos traçados para a nova temporada – que devem passar por novo regresso à I Liga -, estando “alicerçada na cada vez mais forte estrutura do clube e na experiência e capacidade do treinador Jorge Costa”.
Jorge Costa, que sucedeu a Sérgio Vieira após a 16.ª jornada, no início de Fevereiro, somou, no banco dos algarvios, quatro vitórias, sete empates e oito derrotas em 19 jogos.
O Farense esteve ausente do escalão principal durante 18 anos, entre 2002 e 2020, mas ao cabo de uma temporada voltou à II Liga.
n JUVENTUS: Três alvos para suceder a Cristiano Ronaldo
A possível saída de Cristiano Ronaldo já no próximo mercado de transferências de verão continua a fazer ‘correr tinta’ em Itália, e esta segunda-feira o jornal ‘Gazzetta dello Sport’ garante, inclusive, que a Juventus já fechou a lista de potenciais substitutos.
O dossier está ao cargo do novo director desportivo, Federico Cherubini, cujo principal alvo dá pelo nome de Mauro Icardi, jogador pelo qual o Paris Saint-Germain pagou ao Inter de Milão perto de 50 milhões de euros há menos de um ano.
No entanto, o internacional argentino não está sozinho neste lote, uma vez que os nomes de Gabriel Jesus, do Man-chester City, e de Dusan Vlahovic, da Fiorentina, também agradam aos responsáveis do conjunto ‘bianconero’.
Certo é que, com ou sem Cristiano Ronaldo, a ‘Vecchia Signora’ já decidiu que irá pagar cerca de dez milhões de euros para activar a cláusula que permitirá prolongar o empréstimo de Álvaro Morata – que continua a pertencer ao Atlético de Madrid – por mais um ano.
Ausência em
anúncio faz
‘disparar’ rumores
Cristiano Ronaldo não marcou presença no anúncio de um dos principais patrocinadores da Juventus, o que veio aumentar ainda mais os rumores sobre a sua saí-da da ‘Vecchia Signora’.
Diz o jornal desportivo italiano que esta ausência de CR7 é mais um indicador sobre a incerteza do futuro do craque português na formação transalpina, que será orientada por Maximilano Allegri na próxima época.
Ao contrário dos anos anteriores, Cristiano Ro-naldo não marcou presença na campanha publicitária do Jeep Compass, marca automóvel do universo da FIAT que patrocina a Juventus.
“Não pode ser normal para um jogador com 777 golos na carreira, nem para o dono da conta do Instagram mais seguida no mundo, com 294 milhões de seguidores. Ronaldo esteve presente no comercial de Jeep do verão 2020, no de Outubro de 2019 e no do verão de 2019”, escreve o ‘Tuttosport’.
Onze jogadores
na porta de saída
A reconstrução da Juventus começou com a saída de Andrea Pirlo apenas um ano após sua contratação e o regresso de Massimiliano Allegri ao comando técnico ‘bianconero’, mas a revolução na ‘Vecchia Signo-ra’ também se estenderá ao plantel.
Depois de perder frente ao FC Porto, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, e não ter revalidado o ‘Scudetto’ pela 10ª vez consecutiva – para além de quase perder um lugar na próxima edição da principal competição continental – espera-se um verão bastante agitado em Turim.
Segundo noticiou o diário italiano ‘La Gaz-zetta dello Sport’, mais de onze jogadores da Juventus podem fazer as malas durante o próximo mercado de transferências.
A primeira saída, anunciada há algumas semanas, é a de Gianluigi Buffon.
A que se juntam outros nomes como os de Merih Demiral e Aaron Ramsey, mas também Cristiano Ronaldo, com o português a adiar qualquer decisão sobre o seu futuro para depois do término do Europeu.
n FÓRMULA 1: Pérez vence GP do Azerbaijão
O piloto mexicano Sérgio Perez (Red Bull) venceu, domingo, o Grande Prémio do Azer-baijão de Fórmula 1, sexta prova do Campe-onato do Mundo, depois de o holandês Max Verstappen (Red Bull) abandonar, em Baku.
Pérez, que conquistou a segunda vitória da carreira, depois de vencer em Sakhir, em 2020, terminou com 1,385 segundos de vantagem sobre o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin) e 2,762s face ao francês Pierre Gasly (Alfa Tauti).
Com estes resultados, Max VerStappen, que abandonou a cinco voltas do fim, mantém o comando do campeonato com 105 pontos, contra os 101 do campeão em título Lewis Hamilton (Mercedes), que perdeu a segunda posição na última volta, ao falhar travagem.
n AS ROMA: Mourinho ‘risca’ 29 jogadores
José Mourinho é o homem eleito para suceder a Paulo Fonseca no comando técnico da equipa principal da AS Roma, e conta, desde já, com a árdua tarefa de levar a cabo uma autêntica ‘limpeza’ no plantel durante o mercado de transferências de verão.
O jornal italiano ‘’Corriere dello Sport’ divulgou segunda-feira que o treinador português conta, neste mo-mento, com um total de… 51 jogadores nos quadros, pelo que terá que ‘despachar’ 29 para chegar à dimensão pretendida, de 22.
Antonio Mirante, Bruno Peres, Juan Jesus e Simone Farelli estão em final de contrato e já sabem que não vão permanecer no clube.
Já Alessandro Floren-zi e Steven Nzonzi não entram nas contas do ‘Special One’, pelo que têm que encontrar colocação.
Bem diferente é a situação de Edin Dzeko.
O internacional bósnio tem contrato válido até Junho de 2022 e aufere tanto quanto José Mourinho, pelo que, caso este não o considere um elemento indispensável, também poderá ser transferido.
n REAL MADRID: City e United disputam
contratação de Sergio Ramos
O futuro de Sergio Ramos parece estar cada vez mais longe do Real Madrid e alguns tubarões europeus estão muito atentos a tudo o que sucede em torno do internacional espanhol.
O diário ‘Daily Mail’ garaniu, domingo, que Manchester United e Manchester City são duas dessas equipas.
O jornal inglês explica que a equipa de Guardiola está muito interessada em Sergio Ramos e, citando a ES-PN, o próprio Guardiola estaria impressionado pelos indíces físicos mostrados pelo central aos 35 anos.
Já no Manchester United pensam em Ser-gio Ramos para que forme uma possível dupla com Maguire.
Recordar que o defesa cessa contrato com os merengues no final deste mês.