EUROPEU DE FUTEBOL FEMININO: Portugal estreou-se com empate ‘amargo’

Portugal esteve sábado muito perto de entrar a ganhar no Europeu de futebol feminino, mas ficou-se por um algo ‘amargo’ empate a dois com a Suíça, culpa de dois golos sofridos nos instantes iniciais, na região de Manchester.

No jogo teoricamente menos complicado do Grupo C, que também inclui Países Baixos e Suécia, a formação das ‘quinas’ começou praticamente com 0-2, já que Couba Sow marcou após 80 segundos e Rahel Kiwic ‘dobrou’ a vantagem helvética aos cinco minutos.

A selecção lusa acusou, inevitavelmente, os dois golos e pouco conseguiu fazer até ao intervalo, mas transfigurou-se na segunda parte, na qual marcou dois golos e criou mais uma ‘mão cheia’ de oportunidades para chegar ao terceiro.

Diana Gomes, aos 58 minutos, e Jéssica Silva, aos 65, marcaram os golos lusos, enquanto Diana Silva, aos 78 e aos 83, e Telma Encarnação, aos 88, num grande remate ao poste direito, e aos 89, poderiam ter concretizado a reviravolta.

Os números – 56% de posse de bola, contra 44%, 16 remates contra sete, 51 ataques contra 22 e nove cantos contra dois – ajudam a explicar que Portugal fez mais por ganhar, sendo que a Suíça, além dos dois golos, praticamente só assustou num remate de Reuteler que bateu entre o poste e a trave, após um canto, aos 80 minutos.

Neto diz que Portugal foi superior

No final do jogo, Francisco Neto, selecionador de Portugal, afirmou: “Acho que hoje fomos nitidamente superiores. Foram dois erros posicionais [nos dois golos da Suíça, nos primeiros cinco minutos].”

“Não foi o domínio da Suíça que nos levou a sofrer dois golos. A única coisa que lhes disse, depois do 2-0, foi que tínhamos de manter a nossa dinâmica”, prosseguiu.

“Acima de tudo, a maturidade desta equipa, aquilo que elas têm vindo a passar nos últimos oito anos, permite-nos, nestes momentos, conseguir reagir assim”, disse ainda.