EUROPEU DE FUTEBOL FEMININO: Portugal perdeu diante campeãs europeias mas ainda sonha com quartos-de-final

A selecção portuguesa de futebol feminino perdeu quarta-feira por 3-2 com os Países Baixos, detentores do troféu, em jogo do Grupo C, mas continua a depender de si para atingir os quartos de final do Euro2022.

As lusas somam um ponto em duas jornadas, mas um triunfo domingo ante a poderosa Suécia, que quarta-feira bateu a Suíça por 2-1, permitirá igualar e ficar com vantagem no confronto directo com as nórdicas, que somam os mesmos quatro dos Países Baixos, que na derradeira ronda defrontam as helvéticas, igualmente com um ponto.

Ante a campeã da Europa e ‘vice’ mundial, Portugal permitiu vantagem de dois golos ainda na primeira parte, através de Damaris Egurrola e Stephanie van der Gragt, mas Carole Costa reduziu, de grande penalidade, antes do intervalo, e Diana Silva restabeleceu o empate no arranque do segundo tempo.

Contudo, o sonho da equipa comandada por Francisco Neto ruiu com uma ‘bomba’, de fora da área, de Danielle van de Donk, que assegurou o sofrido êxito da equipa que era claramente favorita neste duelo.