EUROPEU DE MULTIDESPORTOS: Pedro Pichardo ‘voou’ para o ouro em Munique

O esperado ouro de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto destacou-se quarta-feira nos Europeus multidesportos de Munique, dando a Portugal a terceira medalha no evento alemão.

O campeão mundial e olímpico, com 17,98 e 17,95 metros, respectivamente, era claro favorito ao triunfo, que conseguiu por larga margem: os vencedores 17,50 metros, ao segundo ensaio, ‘arrumaram’ cedo com o concurso que também ficaria decidido logo no seu primeiro salto, em 17,05.

Pichardo prescindiu ainda de dois saltos e teve outros dois nulos, um deles o último, depois de se poupar, para tentar ser o primeiro português a passar a barreira dos 18 metros, algo que apenas conseguiu enquanto competiu por Cuba, com 18,08.

Longe do nível do português, o italiano Andrea Dallavalle, campeão europeu sub-23 em 2021, ficou com a prata com 17,04 metros, a 46 centímetros de Pichardo, e o francês Jean Marc Pontvianne com o bronze em 16,94, a 56 centímetros.

Pichardo acumula assim os três títulos internacionais mais importantes, estreando-se com o Europeu ao ar livre – tem o de pista coberta em 2021 -, igualando Nélson Évora enquanto português com o título continental na disciplina, em 2018.