EUROPEU DE SUB-21: João Neves convocado para a fase final

O médio João Neves, que recentemente se sagrou campeão nacional pelo Benfica, estreou-se quinta-feira de forma absoluta na convocatória da selecção portuguesa de futebol de sub-21 para a fase final do Europeu-2023 da categoria.

Com quatro internacionalizações pelos sub-15 e mais 17 nos sub-19, que até ajudou em Março a acederem ao respectivo campeonato da Europa, o atleta, de 18 anos, é a maior novidade na lista inicial de 25 ‘eleitos’ do seleccionador Rui Jorge, que foi divulgada numa conferência de imprensa na Cidade do Futebol, em Oeiras, mas ainda diminuirá para 23.

Nos convocados também surge o guarda-redes Francisco Meixedo, do FC Porto B, que nunca competiu no escalão de sub-21, mas já tinha sido chamado pela primeira vez em Novembro de 2022, altura em que sofreu uma lesão prolongada no joelho esquerdo.

Rui Jorge promoveu igualmente os regressos dos defesas Bernardo Vital (Estoril Praia) e Tomás Tavares (Spartak Moscovo) – não era chamado há mais de um ano – e do médio José Carlos (Vitória de Guimarães), sendo que os minhotos são mesmo o emblema mais representado, ao cederem também o guarda-redes Celton Biai e o central André Amaro.

Com 12 jogadores a competirem em Portugal e 13 no estrangeiro, o elenco resgata três nomes do último Europeu de ‘esperanças’, em 2021, tais como Tomás Tavares, o médio Fábio Vieira (Arsenal) e o avançado Francisco Conceição (Ajax), que evoluíram até ao desaire tangencial na final com a tricampeã Alemanha (0-1), em Ljubljana, na Eslovénia.

Já o dianteiro Pedro Neto (Wolverhampton) é o único dos 25 convocados com passagem pela selecção principal portuguesa, que já representou por três vezes, entre 2020 e 2021.

Em relação à última convocatória, que englobou duas vitórias nos jogos particulares com Roménia (2-0) e Noruega (3-0), em Março, ficaram ausentes Gonçalo Tabuaço (BSAD), Pedro Malheiro (Boavista), Tomás Esteves (Pisa) ou Dani Silva (Vitória de Guimarães).

Vencedor do Grupo 4 de qualificação, com 28 pontos em 30 possíveis, o conjunto de Rui Jorge vai estagiar entre 7 e 12 de Junho na Cidade do Futebol, em Oeiras, onde voltará aos treinos com a lista reduzida a 23 atletas a partir do dia 14, viajando no dia seguinte.

A 24.ª edição do campeonato da Europa de sub-21 vai ser disputada em três cidades da Geórgia e duas da Roménia, de 21 de Junho a 8 de Julho, com Portugal ainda em busca do seu primeiro êxito nesta categoria, após as derrotas nas finais de 1994, 2015 e 2021.

A equipa das ‘quinas’ cumprirá os três desafios do Grupo A na capital da Geórgia, Tbilisi, sempre às 20:00 locais (17:00 em Lisboa), defrontando os anfitriões, que se estreiam na prova (21 de Junho), os Países Baixos, campeões em 2006 e 2007, (24) e a Bélgica (27).

Portugal precisa de terminar numa das duas primeiras posições da ‘poule’ para aceder à fase seguinte do Europeu de sub-21, que reúne 16 finalistas pela segunda vez seguida e cuja decisão está prevista para 8 de Julho, na Adjarabet Arena, em Batumi, na Geórgia.

Em disputa vão estar ainda três vagas para os Jogos Olímpicos de Paris2024, das quais se excluem a França, apurada automaticamente como anfitriã, e a Inglaterra, inelegível.