EUROPEU DE SUB-21: Portugal arranca em ‘falso’ frente à Geórgia
Uma exibição passiva e com erros comprometedores levou quarta-feira a selecção portuguesa de futebol de sub-21 a uma surpreendente derrota frente à anfitriã e estreante Geórgia, por 2-0, na abertura do Grupo A do Europeu da categoria.
No Estádio Boris Paichadze, em Tbilisi, os golos de Giorgi Gagua, aos 37 minutos, e de Saba Sazonov, aos 45+1, deixaram atónitos os vice-campeões em título, que, desde já, ficam numa situação preocupante e estão proibidos de vacilarem nas próximas rondas.
Além dessas desatenções fatais antes do intervalo, a formação orientada por Rui Jorge ficou a jogar em inferioridade numérica a partir dos 76 minutos, com Tomás Araújo a ser expulso com cartão vermelho directo, ao travar Giorgi Gocholeishvili, que seguia isolado.
A Geórgia subiu à liderança isolada do Grupo A, com três pontos, capitalizando o ‘nulo’ alcançado à mesma hora entre Países Baixos e Bélgica (0-0), que somam um, enquanto Portugal, finalista derrotado em 1994, 2015 e 2021, está na última posição, sem pontos.
A estreia absoluta de João Neves no escalão de sub-21 sobressaiu nas escolhas iniciais do seleccionador Rui Jorge, que também adaptou José Carlos à posição de lateral direito, mas viu o colectivo encher-se de lentidão e parca criatividade na definição dos ataques.
Apesar do expectável ascendente territorial, Portugal foi incapaz de desmontar as linhas densas da Geórgia, que, galvanizada pelo seu público, passou a etapa inaugural assente na sua firmeza defensiva e viria a castigar com oportunismo as distracções do adversário.
O próximo jogo de Portugal realiza-se hoje, sábado, frente aos Países Baixos, em Tbilisi.