EUROPEU DE SUB-21: Portugal estreia limitado contra a França

Portugal estreia-se hoje na fase final do Europeu de futebol de sub-21, na Eslováquia, ao defrontar a França, na partida mais mediática do Grupo C, que testa dois habituais candidatos desfalcados nos últimos dias.

Finalista vencida em 1994, 2015 e 2021, a equipa comandada por Rui Jorge vai iniciar a 10.ª participação, e terceira consecutiva, na prova às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), em Trencin, em simultâneo com o outro duelo da ‘poule’, entre Polónia e Geórgia, em Zilina.

Portugal precisa de ficar num dos dois primeiros lugares para aceder à fase a eliminar do Europeu de sub-21, cuja 25.ª edição decorre com 16 selecções entre hoje e 28 de Junho, dia do encontro decisivo, que se disputará no Estádio Tehelné pole, em Bratislava.

Dois anos depois de ter sido eliminado nos quartos de final pela Inglaterra, vencedora da última edição, coorganizada por Geórgia e Roménia, a equipa das ‘quinas’ reinicia a luta por uma inédita conquista face à França, campeã em 1988 e finalista derrotada em 2002.

Na terça-feira, devido a opção técnica, o lateral esquerdo Francisco Chissumba falhou a convocatória definitiva de Rui Jorge, reduzida para 23 jogadores por imposição da UEFA, juntando-se ao defesa central Eduardo Quaresma, por decisão pessoal, e ao avançado Fábio Silva, lesionado, no trio de dispensados face ao lote original de 26 pré-designados.

Melhor marcador absoluto da qualificação, com oito tentos, Fábio Silva não recuperou de problemas físicos que o afastaram dos últimos seis duelos do Las Palmas, despromovido ao segundo escalão espanhol, e encerrou o seu percurso na selecção de sub-21 como o segundo melhor marcador da história, com 15 remates certeiros, a um de Hugo Almeida.

Apurado como vencedor do Grupo G, com 27 pontos em 30 possíveis, Portugal não fez qualquer jogo de preparação nas últimas duas semanas, já depois do empate perante a Ucrânia (3-3) e da vitória face à Eslováquia (1-3), ambos há sete meses, e de uma dupla derrota em Março com Roménia (0-1) e Inglaterra (4-2), série jamais sofrida desde 2009.

Em aberturas de fases de grupos, introduzidas em 2000 no Europeu de sub-21, os lusos juntam três vitórias, dois empates e três derrotas, uma delas em Braga perante a França (0-1), sentenciada por Jimmy Briand, em 2006.

Rui Jorge está em funções desde 2010 e vai conduzir Portugal pela quinta vez em fases finais, podendo promover a estreia de Lourenço Henriques, Mathias de Amorim e Roger Fernandes nas selecções jovens, enquanto Henrique Araújo e Paulo Bernardo estão a um e dois jogos, respectivamente, do recorde de 30 duelos de Manuel Fernandes no escalão.