EUROPEU DE SUB-21: Portugal ineficaz frente à França na estreia

Portugal estreou-se quarta-feira no Europeu de futebol de sub-21 com um empate frente à França (0-0), num encontro da jornada inaugural do Grupo C com mais momentos de superioridade das ‘quinas’, mas sem eficiência à altura.

No Estádio Sihot, em Trencin, na Eslováquia, a selecção orientada por Rui Jorge jogou de forma desinibida e construiu várias ocasiões, sobretudo na primeira parte, mas pecou em excesso na finalização e não passou do ‘nulo’ diante dos gauleses, vencedores em 19-88.

Finalista vencido em 1994, 2015 e 2021 e a disputar fases finais pela 10.ª vez, e terceira consecutiva, Portugal empatou pela terceira vez na abertura de uma edição, após 2002 e 2007, sendo que já não alcançava um ‘nulo’ no principal torneio de ‘esperanças’ desde o jogo decisivo de 2015, vencido pela Suécia no desempate por grandes penalidades (3-4).

Portugal e França dividem o segundo lugar do Grupo C, ambas com um ponto, a dois da líder isolada Geórgia, que venceu em Zilina à Polónia (2-1), com um golo nos descontos, deixando a próxima opositora da equipa nacional no fundo da classificação, sem pontos.

Rodrigo Pinheiro, Chico Lamba, João Muniz e Rafael Rodrigues compuseram o quarteto defensivo de Portugal, cujo ‘onze’ inicial incluiu ainda o guarda-redes Samuel Soares, os médios Diogo Nascimento, Mateus Fernandes e Paulo Bernardo e os avançados Roger Fernandes, em estreia nas selecções jovens nacionais, Geovany Quenda e Tiago Tomás.