EUROPEU DE SUB-21: Portugal suplanta fase de grupos pela 5ª vez
Portugal superou terça-feira pela quinta vez em nove possíveis, e terceira seguida, a fase de grupos do Campeonato da Europa de futebol de sub-21, introduzida em 2000, acedendo aos quartos de final como vencedor do Grupo C.
No Estádio Sihot, em Trencin, na Eslováquia, a equipa orientada por Rui Jorge venceu a Geórgia na terceira e última jornada (4-0) e confirmou o primeiro lugar da ‘poule’, com os mesmos sete pontos da França, segunda classificada, que também se qualificou para a fase a eliminar, ao derrotar a Polónia, já afastada, em Zilina (4-1), mas terminou com um saldo negativo de cinco tentos face aos lusos, com os quais tinha empatado a abrir (0-0).
Com nove golos marcados e zero sofridos, que perfazem os seus melhores números de sempre nesta fase, Portugal ganhou um grupo pela terceira vez, repetindo 2015 e 2021, anos nos quais, já com Rui Jorge, a liderar os sub-21 desde 2010, perdeu na final com a Suécia (3-4 nos penáltis, após 0-0 nos 120 minutos) e a Alemanha (0-1), respectivamente.
Se a equipa das ‘quinas’ somou cinco pontos em nove possíveis há uma década, contra quatro dos suecos e da Itália e três da Inglaterra, consumou pela única vez um pleno de triunfos há quatro anos, deixando a Croácia, os ingleses e a Suíça com três pontos cada.
Portugal superou ainda a primeira fase em 2004 e 2023, sempre na vice-liderança e com quatro pontos, finalizando atrás da Suécia, com nove, e da coanfitriã Geórgia, com cinco, antes de evoluir até ao terceiro lugar e ser afastado nos quartos de final, respectivamente.
Destino contrário tiveram os desempenhos em 2002, 2006, na única edição acolhida em território nacional, 2007 e 2017, com os lusos a ficarem em terceiro e penúltimo nos três primeiros, numa altura em que o Campeonato da Europa era discutido por oito selecções.
O número de finalistas cresceu para 12 em 2017, quando Portugal terminou na segunda posição e até conseguiu seis pontos, três abaixo da Espanha, mas falhou a presença na fase seguinte, reservada apenas aos vencedores dos três grupos e ao melhor vice-líder.