EUROPEUS DE ATLETISMO: Duas medalhas de ouro e uma de bronze
Portugal concluiu domingo a melhor participação de sempre em Europeus de atletismo ‘indoor’, em Istambul, na Turquia, onde igualou as três medalhas Torun2021 e de Valência1998, mas superou o número de finalistas, apesar das escassas condições materiais.
Os anteriores máximos lusos nas anteriores 36 edições de Campeonatos da Europa em pista coberta eram os 18 atletas presentes em Viena-2002, os 33 pontos conquistados em Torun2021, com 16 atletas, e os sete finalistas em Valência-1998, com 11.
A selecção portuguesa sai de Istambul2023 com três medalhas, as de ouro de Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, e Auriol Dongmo, no lançamento do peso, e a de bronze de Patrícia Mamona, também no triplo.
A contabilização dos pontos atribui oito ao campeão, sete ao segundo classificado e assim respectivamente até o oitavo receber um ponto.
As posições de finalista correspondem a qualificações para as finais ou classificações até ao oitavo lugar, contando, para esta ponderação, os quartos lugares de Jessica Inchude e Tiago Pereira, no peso e no triplo, respectivamente, o quinto lugar de Arialis Martínez, nos 60 metros, o sexto de Marta Pen, nos 1.500, e os oitavos de Evelise Veiga, no comprimento, e pelo semifinalista João Coelho, nos 400, cuja corrida decisiva é disputada apenas por seis atletas.