EX-AUTARCA E DEPUTADO ALGARVIO É AGORA CEO DE GRUPO MÉDICO EM MIAMI (E CANTOR NAS HORAS LIVRES!)
Por HENRIQUE MANO | News Editor
Quando não está ocupado à frente dos destinos do grupo médico dentário norte-americano com sede em Miami, no estado da Flórida, onde é CEO, o algarvio Luís Gomes dedica-se à música.
A criação artística, afinal, é uma das facetas do também ex-político português, que nasceu há 50 anos em Vila Real de Santo António, no Algarve, com o nome de Luís Filipe Soromenho Gomes.
Licenciado em Engenharia do Território e doutorado em Gestão, Luís Gomes foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (entre 2005 e 2017), docente na Universidade do Algarve e deputado à Assembleia da República em duas Legislaturas (IX e XV).
Foto: CORTESIA LUÍS GOMES | O ex-deputado e autarca Luís Gomes é agora CEO de uma empresa do ramo médico em Miami
Apesar de uma longa (e bem sucedida) carreira no PSD, Luís Gomes – que acaba de pôr no mercado o seu mais novo trabalho, a faixa “Ainda Sou” (com vídeo-disco rodado em Miami – https://www.youtube.com/watch?v=vpJqzvsV79k) garante que o artista nasceu primeiro que o político “porque aprendi música aos 6 anos de idade e foi nessa altura que despertou em mim a veia criativa”.
Em entrevista telefónica concedida ao jornal LUSO-AMERICANO, o ex-líder social-democrata diz que começou por tocar órgão, depois clarinete e guitarra.
Foto: CORTESIA LUÍS GOMES | Um dos recentes vídeo-clips de Luís Gomes
Em 2026, “quase como uma brincadeira”, o tema “Sentimento” explode e torna-se no seu 1.º grande êxito musical – seguindo-se depois “Doce Veneno”, “Trata-a Bem”, “Porquê Sofrer” e “Tenho Medo”, entre vários outros.
Foi o trabalho de consultoria para uma empresa americana com actuação na área médica que levou Luís Gomes a atravessar o Atlântico e instalar-se como CEO em Miami, em Julho de 2023.
“Um emigrante é qualquer pessoa que vá para o estrangeiro e trabalhe fora do seu país”, nota, “pelo que também me considere um deles”.
Foto: CORTESIA LUÍS GOMES | O ex-deputado e autarca Luís Gomes na sua última intervenção na Assembleia da República
Desde que se instalou em Miami, Luís Gomes já gravou três temas musicais, dois deles com versões em vídeo gravadas na Flórida (“apesar de o registo sonoro ter sido feito no estúdio que tenho em casa”, diz o cantor, agenciado pela Espacial).
Considerando-se um intérprete de “música pop latina” e de “baladas”, Gomes diz estar aberto a actuações nas comunidades portuguesas, esperando que surjam convites de associações lusas espalhadas pela Flórida.
O ex-deputado diz entender “a actividade política como uma missão, não é uma coisa que tenha de ser para a vida toda. É uma missão que acontece num determinado momento em que damos tudo o que podemos dar” ao serviço público.
Foto: CORTESIA LUÍS GOMES | Enquanto intérprete musical num programa de TV em Portugal
Não se esquiva ainda a comentar a actual situação política nacional, que descreve como “bastante complexa porque, na verdade, temos um conjunto de promessa e projectos que têm sido sistematicamente adiados”.
Portugal, aponta, “está antiquado do ponto de vista da administração pública e este governo adiou um conjunto de reformas para o país, teve uma preocupação em defender-se a si próprio e a manter-se no poder, em, vez de operar reformas verdadeiras para o pais”.
Acrescenta: “o estado é um empecilho para a vida das pessoas e os quadros estão a emigrar porque não conseguem ter respostas claras para a sua qualidade de vida. É um país que não dá esperança às novas gerações, que enfrentam problemas de habitação graves, cortando esperança num futuro melhor. Nos EUA, o Estado é uma alavanca ao desenvolvimento”.
Foto: CORTESIA LUÍS GOMES | O ex-deputado e autarca Luís Gomes é agora CEO de uma empresa do ramo médico em Miami
Agora emigrante, fala do país que deixou para trás com a saudade de quem sai de Portugal sem permitir que ele saia de si… “Portugal tem um território e uma gastronomia absolutamente fantásticos. Sou de um município do mar e não tenho peixe que encontro em Portugal nos EUA. Por questões de trabalho, felizmente, vou a Portugal com alguma regularidade”.
Luís Gomes adianta ter agora dois novos temas a acontecer, um deles onde fará dueto bilingue português/espanhol “com um reggatonero cubano de referência em Miami, El Chulo”.