EX-CASAL PRESIDENCIAL GEORGE H. E BÁRBARA BUSH FEZ PARTE DO “CÍRCULO DE AMIZADES” DE ANÍBAL E MARIA CAVACO SILVA
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
Em entrevista concedida ao programa ‘Grande Entrevista’, da RTP-3, a ex-primeira-dama de Portugal, Maria Cavaco Silva, revelou que ela e o marido, Aníbal Cavaco Silva, desenvolveram uma relação de amizade com o falecido presidente norte-americano George H. Bush que atravessou cerca de meio século.
Convidada pelo apresentador daquele espaço informativo, Vítor Gonçalves, a lembrar o período em que, como primeira-dama, andou pela cena política internacional, Maria Cavaco Silva sublinhou apenas o casal Bush (Gerge H. e Bárbara). “Conhecemo-nos quando cá vieram à posse de Mário Soares [a primeiro-ministro] e nós os recebemos em São Bento”, contou. “Houve ali logo um clique entre os dois casais e ele convida-nos para ir passar um fim-de-semana à casa de praia em Kennebunkport [Maine] que tinham e nós vamos.”
Maria Cavaco Silva acrescenta que dali teria nascido uma amizade “que resta até à morte dele. Aliás, o presidente Marcelo [Rebelo de Sousa] convida o meu marido para o ir representar às exéquias fúnebres. O meu marido tem isso tudo registado.”
A antiga primeira-dama, hoje cm 80 anos, reconhece que “o casal Bush entra no nosso circuito de amizades e quando ele é presidente, fazemos uma visita de estado e somos convidados para ir à Casa Branca.” À margem do estatuto oficial da visita, diz Maria Cavaco Silva, “fomos também como amigos que vão para a parte de cima” – a residência oficial do presidente norte-americano.
Nessa ocasião, revela ainda a mulher de Cavaco Silva, a antiga primeira-dama conta a casal Bush ter estado na bicha para visitar a Casa Branca aquando de uma visita a Washington, DC na década de 1970. “Contei-lhes isto e eles riam à gargalhada – e agora estou aqui convosco e com os vossos cães, de quem eles gostavam muito. Lá está, as voltas que a vida dá…”.
A entrevista decorreu nos jardins do Convento do Sacramento em Lisboa, onde a antiga primeira-dama tem um gabinete de trabalho.
George H. Bush, que morreu aos 94 anos, foi o 41.º presidente dos Estados Unidos de 1989 a 1993 e, oito anos depois, assistiu à tomada de posse do seu filho George W. Bush, que se tornou o 43.º presidente.
Cavaco Silva, por seu lado, foi presidente de Portugal de 2006 a 2016 e ocupou também o palácio de São Bento de 1985 a 1995, sendo o político português que esteve mais tempo no poder desde António de Oliveira Salazar.