EX-JOGADOR PROFISSIONAL DOS RED BULLS ABRIU ACADEMIA DE FUTEBOL E EDUCAÇÃO FÍSICA EM NOVA IORQUE

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O ex-futebolista luso-americano Mike da Fonte, de 30 anos, que fez parte da equipa B dos ‘New York Red Bulls’, está a investir os 8 anos de carreira profissional num projecto a dois com o irmão Steven, 24. A dupla abriu no passado dia 1 de Abril uma academia de futebol e educação física – a DaFonte Pro Training [www.dafonteprotraining.com], que conta já com cerca de 90 alunos.

“A nossa proposta é oferecer a quem se junte à academia o mesmo treino de nível profissional que tanto eu e o meu irmão tivemos”, afirma Mike da Fonte, falado ao jornal LUSO-AMERICANO. “Começámos com poucos alunos em 2014 e quando o negócio foi crescendo, tivemos de arranjar instalações próprias. Também temos o apoio de alguns marcas desportivas.”

Há um ano, os irmãos, cujo pai é natural de Arcos de Valdevez e a mãe americana, criaram a empresa ‘DaFonte Pro Training’, a que agora se dedicam a tempo inteiro.

A academia, que conta com alunos dos 4 os 22 anos de idade, de ambos os sexos, oferece tanto sessões individuais como colectivas; nas colectivas, faz-se uma hora de actividade futebolística e outra de preparação física.

“Quem cumprir o nosso programa, sairá daqui preparado para jogar futebol a nível lineal”, nota Mike da Fonte. “Estou mesmo em crer que cerca de 75% dos nossos alunos estão aqui porque querem jogar tanto na escola como a nível profissional.”

Os irmãos nasceram em Ossining, NY, onde também completaram a escola secundária. Mike da Fonte jogou a nível universitário pelos Bryant Bulldogs, Longwood Lancers e Rio grande Redstorm; dos Westchester Flamers, em 2013, saltou para o Espinho, em Portugal, e ainda passou para o Pedras Salgadas. De regresso aos EUA, ingressa em 2015 na equipa B dos New York Red Bulls, passando ainda pelo Sacramento Republic, Colorado Rapids e Phoenix Rising, tendo encerrado carreira no Oklahoma City Energy.

O irmão Steven, que também jogou futebol a nível semi-profissional, já obteve o seu certificado de ‘personal trainer’ e faz eco do que diz Mike: “A passagem pela nossa academia vai capacitar os alunos de técnicas importantes para aumentarem a rapidez e outras condições físicas fundamentais para quem quer jogar futebol a sério.”