Ex-mayor de Fall River o lusoamericano Jasiel Correia considerado culpado de 21 acusações graves
Jasiel Correia enfrentou 24 acusações separadas de fraude e extorsão relacionadas a um aplicativo para smartphone que ele desenvolveu e recebeu quantias em dinheiro de empresários de lojas de marijuana na cidade.
O júri deliberou por mais de 20 horas ao longo de quatro dias.
O noivo, a mãe, o pai e a irmã de Correia estavam na sala do tribunal quando o veredicto foi lido. O réu não demonstrou emoção e olhou para a frente.
Correia foi considerado culpado de fraude electrónica e fraude fiscal.
A sentença foi marcada para 20 de Setembro. O ex-mayor usará uma pulseira electrónica.
O advogado de Correia, Kevin Reddington, prometeu um recurso “vigoroso”. Disse que Correia ficou “perplexo” com o veredicto.
Os jurados ouviram nove dias de depoimentos, 36 testemunhas e foram apresentadas mais de 300 exposições.
A primeira metade do julgamento concentrou-se nas acusações de fraude electrónica e fiscal relacionadas ao aplicativo de smartphone de Correia que ele fundou em 2012, chamado SnoOwl. A primeira testemunha a tomar posição remonta ainda mais ao primeiro empreendimento comercial de Correia, denominado FindIt Networks.
Os promotores convocaram vários funcionários da SnoOwl, investidores, advogados, o proprietário de uma joalharia, a ex-namorada de Correia, um contabilista, um gerente geral do Liberty Tax, um agente especial do IRS, um proprietário de uma fábrica e dois membros da comunidade de Fall River que receberam doações de Correia.
Na segunda metade do julgamento, que se concentrou em supostos subornos de vendedores de marijuana, dois supostos intermediários, quatro vendedores de marijuana, um joalheiro e vários funcionários da cidade de Fall River testemunharam em nome do governo.