Ex-presidente Jair Bolsonaro retornou ao Brasil após três meses nos EUA

Três meses após deixar o Brasil, Jair Bolsonaro (PL) está de volta ao país. Ele desembarcou na manhã desta quinta-feira (30), às 6:38 am, no Aeroporto Internacional de Brasília (DF). O ex- presidente viajou de classe executiva em um avião da companhia aérea Gol.

Em 30 de dezembro de 2022, a dois dias da pos- se de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Bolsonaro foi para os EUA. Após ficar à frente da presidência do Brasil de 2019 a 2022, Jair Bolsonaro deixou o país antes mesmo do fim de seu cargo. Em 30 de dezembro de 2022, ele fez seu último vídeo ao vivo como chefe do Executivo e foi para os EUA, onde ficou por 3 meses.

Na ocasião, Bolsonaro disse que buscou “dentro das quatro linhas e das leis, respeitando a Cons- tituição uma saída” para questionar a eleição de Lula.

A permanência de Bolsonaro nos EUA vinha incomodando aliados e ex-aliados. Valdemar da Costa Neto utilizaria Bolsonaro e Michelle como cabos eleitorais durante as próximas eleições municipais. A meta do PL é que o partido vença em pelo menos 1 mil prefeituras em todo o país em 2024.

Com relação a se tornar a liderança da direita conservadora no Brasil, Bolsonaro disse que não se vê a exercer tal papel.

“O PL detém quase 20% das bancadas da Câmara e do Senado. Digo: não vou liderar nenhuma oposição. Vou participar com meu partido, como uma pessoa experiente, 28 anos de Câmara, 4 de presidente, 2 de vereador e 15 de exército, para colaborar com aqueles que assim desejarem”, disse.

. Polêmica relacionada às Joias recebidas de presente:

Bolsonaro prestará depoimento à Polícia Federal (PF) na quarta-feira (5), no inquérito que investiga a entrada das joias de forma ilegal ao país. Ele nega irregularidade com relação ao caso das joias, avaliadas em R$ 16,5 milhões e que foram dadas de presente por autoridades da Arábia Saudita.