Exames nacionais do secundário começam hoje

Os exames nacionais do ensino secundário começam hoje, estando inscritos quase 150 mil alunos que deverão realizar 263 mil provas, segundo dados do Ministério da Educação.

Pelo terceiro ano consecutivo, devido à pandemia de covid-19, os alunos do secundário só vão precisar de realizar provas para acesso ao ensino superior, estando suspensa a regra que exigia a realização de provas para a conclusão do secundário. Um em cada três alunos inscritos tem como objectivo o acesso ao ensino superior (74%), seguindo-se os casos em que o objectivo é melhorar a nota (21%) ou conseguir ter positiva à disciplina (6%). As provas com mais alunos inscritos são Biologia e Geologia, Português, Física e Química e Matemática A.

A situação pandémica no país levou a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) a manter, novamente este ano, a regra que prevê que os alunos infectados com covid-19 no dia em que deveriam realizar os exames nacionais os possam fazer na 2.º fase e concorrer à 1.º fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.