EXCLUSIVO | Descobrimos as origens lusas de ex-estrela da Fox News, Tucker Carlson
• Por HENRIQUE MANO | News Editor
O antigo jornalista da CNN e da Fox News, hoje aliado do Presidente-eleito Donald Trump e uma das figuras mais controversas da actualidade política e de imprensa norte-americanas, Tucker Carlson, é de origem portuguesa.
Nascido Tucker McNear Carlson na cidade de São Francisco, estado da Califórnia, a 16 de Maio de 1969, a ex-estrela da Fox News é, como a maioria dos norte-americanos, uma amálgama de nacionalidades. E, entre elas, de acordo com vários portais de genealogia [entre eles o https://en.geneastar.org/genealogy/carlsont/tucker-carlson], está a portuguesa.
O xadrez étnico do comentador de direita subdivide-se em partes iguais (1/16) entre as origens lusa, suíça e italiana, mas Carlson tem ainda sangue sueco, inglês, alemão, escocês e irlandês.
Tucker Carlson apresenta agora um programa de entrevista na rede social “X”
A costela portuguesa de Carlson provém do lado paterno: o seu bisavô, Richard L. Boynton, nascido em Massachusetts, era filho de Frank Omar Boynton e de Helen Catherine Marshall. Já Frank era filho de Frank George Fletcher Boynton e de Gladys L. Ballard; Helen, por seu lado, é filha de Joseph J. Marshall e de Catherine A. Flynn.
É por via deste Joseph Marshall que a árvore genealógica de Tucker Carlson se cruza com Portugal, pois seus pais (avós em 6.º grau do comentador), eram Manuel Machado Marshal e Marie Louise Freitas, ambos emigrantes portugueses nascidos nos Açores (Portugal).
Ainda surge, na sua linhagem, uma tal Philomena “Maderos” (adulteração frequente do apelido “Medeiros” nos Estados Unidos).
De acordo com o recenseamento da população de 2020, existem nos Estados Unidos 1.454.262 residentes portugueses e de origem, o que perfaz 0,42% da população americana.
Tucker Carlson co-apresentou o programa de televisão “Crossfire” na CNN, de 2001 a 2005, e ainda passou pela MSNBC (2005 a 2008) antes de se ter juntado à Fox News, onde conduziu o “Tucker Carlson Tonight” de 2016 a 2023.