EXCLUSIVO | Embaixador de Portugal vai estar dia 10 e 11 de Junho em Nova Iorque para as comemorações do Dia de Camões

Por HENRIQUE MANO | Nova Iorque

O embaixador de Portugal em Washington, DC, Francisco Duarte Lopes, confirmou ao jornal LUSO-AMERICANO que vai estar junto da comunidade portuguesa de Providence, RI dia 9 (sexta-feira), seguindo de seguida para Nova Iorque. Em entrevista exclusiva a esta publicação, o alto diplomata confirma ainda que estará sábado à noite na cerimónia de iluminação com as cores de Portugal da ponte Governador Mario M. Cuomo, no condado de Westchester, e domingo (11) na parada alusiva ao Dia de Portugal no município de Mineola.

“Dia 18 espero poder estar também no Boston Portuguese Festival”, adianta Duarte Lopes, que, em 2022, se estreou como embaixador na recepção do Dia de Portugal do Consulado-Geral de Newark no PISC, em Elizabeth.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Na sua 1.ª visita a uma comunidade portuguesa como embaixador em Washington, DC, Francisco Duarte Lopes recebeu uma oferta do Presidente do PISC, Fernando Albuquerque, da cidade de Elizabeth, NJ

Volvido um ano desde a apresentação de cartas credenciais ao Presidente Joe Biden, Francisco Duarte Lopes faz um “balanço muito positivo, pelo menos do meu lado”, do arrancar do seu mandato – apesar de ser “muito difícil estar a ser juiz em causa própria”, nota. “Eu já estava nos EUA há 5 anos [como representante permanente de Portugal junto da ONU, em Nova Iorque] mas não em tarefas relacionadas com as relações bilaterais ou ligação às comunidades portuguesas, mas já tinha delas e das relações bilaterais. Durante este ano, eu confirmei que as relações entre Portugal e os EUA continuam excelentes; eu diria até que atravessam um período de particular excelência e isso é muito óbvio quando olhamos para os números do comércio e do investimento nos dois sentidos.”

Foto: ONU | Na apresentação de despedidas do cargo de representante permanente de Portugal junto da ONU ao secretário geral António Guterres

O embaixador considera ainda “muito relevante os números do turismo, também nos dois sentidos. No nosso caso, é interessante verificar que os visitantes norte-americanos de Portugal foram os primeiros a ultrapassar os números de 2019, anteriores à pandemia. Olhando ainda para as estatísticas, é muito reconfortante verificar que há cada vez mais pessoas nos EUA a aprender português.”

Por outro lado, Francisco Duarte Lopes refere haver “claramente um maior conhecimento de Portugal neste país do que havia há 10, 15, 20 anos. Ao aumentar o conhecimento sobre o nosso país”, sublinha, “aumenta também a curiosidade sobre a nossa cultura, a nossa história, gastronomia, vinhos e produtos, da excelência das nossas universidades, da qualidade das nossas empresas e dos níveis de inovação que apresentam”.

Duarte Lopes atribui “aos portugueses que vivem nos EUA e descendentes” quota-parte de responsabilidade neste processo: “têm sido um dos principais veículos responsáveis por levar tantos norte-americanos a Portugal e por essa melhoria constante de conhecimento do nosso país.”

ENCONTRO NA CASA BRANCA

O embaixador Francisco Duarte Lopes apresentou cartas credenciais ao Presidente Joe Biden a 7 de Junho de 2022. Na cerimónia no salão oval da Casa Branca, “houve tempo para uma conversa” com o líder do mundo livre, “embora muito breve” – revela o diplomata português.

Foto: CASA BRANCA | Na apresentação de cartas credenciais ao Presidente Joe Biden, no salão oval da Casa Branca – a 7 de Junho de 2022

Na ocasião, “o Presidente Joe Biden foi muito simpático, quer em relação ao nosso país, quer no tocante às relações bilaterais e transatlânticas no seu conjunto. Deu tempo para isso.”

Ainda irá Biden a Portugal neste seu 1.º mandato? “Não temos indicação que nos permita responder positivamente”, responde Duarte Lopes. “Não há nada previsto” nesse sentido.

DADOS BIOGRÁFICOS

Foto: ONU | Embaixador Francisco Duarte Lopes

• Francisco Duarte Lopes nasceu em Castelo Branco, Portugal, em Agosto de 1963. É casado e pai de dois filhos.

• Formou-se pela Faculdade de Direito de Lisboa.

• Começou carreira diplomática como attaché na Secção Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1989, tendo feito o seu 1.º posto no estrangeiro no Paquistão (1993-95).

• Estaria depois à frente dos recursos humanos do M.N.E., sendo de seguida colocado como encarregado de negócios na embaixada de Portugal na Dinamarca (1995-2000).

• Chega ao posto de embaixador em 2015 (após passagens por diversos cargos, incluindo conselheiro do 1.º ministro) e era responsável pelas política externa no M.N.E. quando foi nomeado representante permanente de Portugal junto da ONU – cargo que ocupou imediatamente antes da passagem à embaixada em Washington gota, DC).