NATO. Exercícios nucleares anuais no Mar do Norte iniciados na próxima segunda-feira
A NATO vai iniciar os seus exercícios nucleares anuais na segunda-feira com a participação de 60 aviões e tendo como principais cenários o Reino Unido, o Mar do Norte, a Bélgica e os Países Baixos.
A informação foi confirmada pelo novo secretário-geral da Aliança Atlântica, Mark Rutte, durante uma visita a Londres, após um encontro com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Num mundo incerto, é fundamental que testemos a nossa defesa e que a reforcemos, para que os nossos adversários saibam que a NATO está pronta e é capaz de responder a qualquer ameaça”, disse Rutte.
O “Steadfast Noon” – como são conhecidos estes exercícios – vai prolongar-se durante cerca de duas semanas. Será conduzido pela Bélgica e pelos Países Baixos, utilizará oito bases militares e envolverá 2.000 efectivos e 60 aviões de 13 países.
Participam aviões bombardeiros e caças de combate que podem transportar ogivas nucleares. Não são utilizadas munições reais. A maior parte do exercício decorre a cerca de 900 quilómetros (560 milhas) da Rússia, no Mar do Norte.