FÁBIO VIERA: FC Porto paga 890 mil euros fixos ao Arsenal

O FC Porto investiu 890.000 euros fixos junto do vice-campeão inglês Arsenal pelo regresso do futebolista internacional sub-21 português Fábio Vieira no verão, num empréstimo com 710.000 euros em variáveis, anunciou o clube da I Liga.

Numa das sete secções do recém-criado portal da transparência ‘azul e branco’, promessa eleitoral do presidente André Villas-Boas, os ‘dragões’ complementaram a informação prestada em 28 de Agosto, quando tinham oficializado a chegada do médio ofensivo por uma época, sem cláusula de opção de compra.

Fábio Vieira, de 24 anos, voltou ao FC Porto depois de uma passagem intermitente pelo Arsenal nas últimas duas temporadas e poderá ter um custo máximo de 1,6 milhões de euros (ME), susceptível de “ser reduzido no caso de cumprimento de certas condições”.

O negócio gerou 290 mil euros à empresa de agenciamento de futebolistas Gestifute, numa janela de transferências de verão em que a SAD adquiriu seis jogadores para o plantel principal e seis para a equipa B, da II Liga, num total de 30,32 ME fixos em despesas de transferências, 1,29 ME em comissões de intermediação e 1,05 ME em comissões de gestão.

Além de Fábio Vieira, o FC Porto pagou um ME de intermediação à Eurodata pela contratação do avançado Samu Omorodion ao Atlético de Madrid, que embolsou 15 ME imediatos por metade do passe.

O campeão olímpico por Espanha em Paris2024 ficou protegido por uma cláusula de rescisão de 100 ME, a mais alta entre os reforços do conjunto orientado por Vítor Bruno, seguida do lateral esquerdo Francisco Moura (60 ME).