FACEBOOK NEWS: Provedores de notícias vão ser pagos pelos conteúdos

Em Junho do ano passado, a empresa de Mark Zuckerberg lançou, nos EUA, o Facebook News, um conceito que compete com a Apple News. 

Agora, a empresa anunciou que vai começar a disponibilizá-lo no Reino Unido.

Além disso, revelou que pagará os conteúdos às empresas de comunicação.

Conforme divulgado pelo Facebook, o Facebook News é uma secção, dentro da própria aplicação, dedicada a apresentar exclusivamente notícias. 

Ali, os utilizadores poderão encontrar novidades personalizadas e fidedignas produzidas por vários órgãos de comunicação, aglomerando publicações sobre assuntos nacionais, locais e de estilo de vida.

De forma a personalizar o ‘feed’ de notícias de cada utilizador, o Facebook utiliza modelos de ‘machine learning’ que, dispostos em complexas camadas, prevêem o conteúdo mais relevante para cada um. 

Assim sendo, o sistema ordena as publicações que vão surgindo, tendo em conta uma variedade de factores. Por exemplo, contas que o utilizador começou a seguir recentemente, publicações “gostadas”, entre outros.

Então, este conceito ainda só está disponível nos EUA, onde chegou em Junho do ano passado. Porém, a empresa anunciou que começará a disponibilizar o Facebook News também no Reino Unido, segundo país a recebê-lo.

De acordo com o Facebook, este conceito pretende apresentar aos utilizadores “notícias informativas, fiáveis, e relevantes”, além de dar destaque a “reportagens originais e credíveis sobre temas pertinentes”.