Faleceu Fred Perry, figura que revolucionou os serviços bancários no Ironbound e ajudou a desenvolver a Portuguese American Scholarship Foundation

Faleceu no passado sábado, dia 6, em Portugal, Fred Perry, com 91 anos de idade, o homem que revolucionou os serviços bancários no Ironbound.

Fred Perry encontrava- se internado num Lar na Figueira da Foz, em Portugal, onde faleceu.

O Broad National Bank deve muito a Fred Perry e ao seu poder de inovação. Nos anos 70 e 80, os horários bancários eram diferentes dos dias de hoje. Habitualmente, abriam a meio da manhã e isso foi um cavalo de batalha para Perry. Submeteu à administração do banco novos horários, que vieram a beneficiar a grande maioria dos clientes do BNB. Passou a abrir às 7 da manhã e a fechar às 7 da tarde com portas aberta ao sábado e mesmo ao domingo.

Os horários do BNB acabaram por impor horas diversas de serviço a toda a concorrência bancária, forçada a acompanhar a tendência.

Numa altura em que chegavam a Newark milhares de imigrantes, admitiu para os balcões e direcção do banco funcionários que falavam português, espanhol e italiano para melhor servir os seus clientes.

Há cerca de 10 anos, antigos funcionários do BNB, portugueses, hispanos e italianos prestaram homenagem a Perry pela passagem do seu 80.º aniversário, sob iniciativa de Anthony R. Silva. Nesta festa, justa e merecida, estavam também presentes o xerife Armando Fontoura, amigo de longa data de Perry, a família Matinho, que manteve no decorrer dos anos uma relação próxima com Fred Perry, entre outros.

O vereador-geral de Elizabeth, Manny Grova Jr., dirigiu palavras aos presentes, falando da vida e obra de Fred Perry.

Presentes, ainda, o advogado Fausto Simões, os ex-colaboradores Cândida Almeida, Gerry Otero e Vinny Priolo, e, naturalmente, os antigos administradores do Broad National Bank, Donald Karp e Dick Garber.

Fred Perry dedicou muito do seu tempo de vida a uma organização de que muito se orgulhava. A Portuguese-American Scholarship Foundation, sendo o responsável por uma agressiva campanha de recolha de fundos que permitiu sucessivos aumentos dos montantes das bolsas até atingirem cerca de $8 mil cada, dirigidas a estudantes liceais residentes em New Jersey.

Importa ainda lembrar que, durante a sua carreira na banca, foi alvo de homenagens de várias organizações e associações cívicas.

Referindo-se a Fred Perry, o amigo Anthony R. Silva sublinhou a vontade do falecido “em ver crescer uma comunidade honesta e trabalhadora.”

Fred Perry deixa saudades a quem o conheceu e deixa de luto a esposa de várias décadas, Jesús ‘Ju’ Costa Perry.

O LA endereça votos de grande pesar aos familiares. “Jamais será esquecido.”