FALL RIVER, MA. Assinatura de protocolo entre o PALCUS e o Governo Regional dos Açores

Realizaram-se há duas semanas em Fall River, estado de Massachusetts, as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, que tiveram este ano como convidados de honra Paulo Estêvão, secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades do Governo dos Açores, D. Armando Esteves Domingues, bispo da Diocese de Angra e Ilhas dos Açores e Daniel da Ponte, representante da comunidade.

Na manhã de 25 de Agosto, o PALCUS (Portuguese-American Council of the United States) reuniu autoridades norte-americanas e dirigentes luso-americanos, como também os convidados de honra vindos da Região Autónoma dos Açores, num pequeno-almoço realizado numa unidade local de restauração.

Foto: CORTESIA PALCUS

Foto: CORTESIA PALCUS

Foto: CORTESIA PALCUS

Foto: CORTESIA PALCUS

Durante o evento, o Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, representada por Paulo Estêvão, e a PALCUS, representada pela sua presidente, Katherine Soares, assinaram um protocolo de cooperação visando fortalecer os laços entre a diáspora e os Açores.

O protocolo de cooperação visa a crescente valorização e a plena integração dos açorianos e seus descendentes residentes nos EUA.

Com destino à regularização do apoio anual do Governo Regional dos Açores, pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades à PALCUS, o protocolo apoiará o trabalho feito pela organização nacional em prol da comunidade luso-americana, a maior parte da qual identifica-se como sendo açor-descendente.

O Governo Regional dos Açores compromete-se, assim, a um apoio regular destinado às iniciativas da PALCUS, organização que, segundo Paulo Estêvão, “tem vindo ao longo dos anos a desenvolver trabalhos e programas que tornam-se cada vez mais visíveis e merecedores de reconhecimento e destaque pelas autoridades, sendo que este acordo é um passo natural no processo de apoio e reconhecimento”.

O acordo passa a renovar-se automaticamente no início de cada ano.