Médio Oriente: Familiares pressionam Israel para conseguir libertação de todos os reféns

O Fórum das Famílias de Reféns israelitas na Faixa de Gaza pressionou hoje o Governo para acelerar a sua libertação, na véspera de uma troca planeada de reféns por prisioneiros palestinianos sobre a qual não foram divulgados pormenores.

“Nós apoiamos-vos e estamos convosco. Não percam esta oportunidade”, disse o Fórum numa declaração dirigida ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

“Envie a delegação negocial ao Qatar com um mandato claro para concluir o acordo e trazer todos os reféns para casa”, acrescentou.

As negociações entre o Hamas e Israel sobre a segunda fase do acordo de tréguas começaram na terça-feira através de mediadores, segundo um porta-voz do movimento palestiniano.

Enquanto o primeiro-ministro israelita estava em Washington e se reunia com as autoridades norte-americanas responsáveis pelo tema, Israel anunciou que enviaria uma delegação ao Qatar no fim da semana.

O Presidente Donald Trump, surpreendeu todos ao propor a tomada do território palestiniano pelos EUA e a deslocação da sua população para que pudesse ser reconstruído.

“Os testemunhos sobre as condições de cativeiro feitos pelos reféns libertados são assustadores. Os reféns não têm mais tempo a perder, têm de ser libertados”, insistiu o fórum.

“Toda uma nação está a exigir que os reféns regressem a casa: os vivos para se reunirem com as suas famílias, e os mortos para um enterro apropriado. Agora é o momento de garantir que o acordo seja concluído, até ao último” refém.

Desde que a trégua teve início, a 19 de Janeiro, foram realizadas quatro rondas de libertação de reféns e prisioneiros.