Famílias de militares dos EUA poderão voltar à Base das Lajes
Em comunicado publicado no portal do executivo regional, Artur Lima destacou as recentes declarações do comandante das forças dos Estados Unidos da América na Base das Lajes, Brian Hardeman, que avançou a possibilidade desta infraestrutura poder voltar a receber, no futuro próximo, militares norte-americanos acompanhados pelas suas famílias.
Para Artur Lima, este anúncio resulta “da insistência que tem sido feita, no âmbito das reuniões da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América, para que os Açores sejam beneficiários directos de contrapartidas da presença norte-americana no arquipélago”. Acrescenta ainda que o regresso à Base das Lajes de missões de dois anos, com as famílias a acompanharem os militares, é “uma das poucas contrapartidas geradoras de benefícios concretos para a ilha, ao nível da criação de riqueza e do estímulo à economia local”. Nesta nota, Artur Lima, saudando o esforço do comandante Brian Hardeman neste processo, destacou também que o desenvolvimento da Terceira e dos Açores tem muito a dever à Base das Lajes e às relações sociais, económicas e culturais que foram, historicamente, estabelecidas entre norte-americanos e os terceirenses.
A terminar, Artur Lima, na qualidade de representante da Região Autónoma dos Açores na Comissão Bilateral Permanente, frisou que, a par deste assunto, existem outros projectos a serem tratados naquele órgão de cooperação estratégica, esperando que os mesmos possam ser concretizados futuramente.