Farmácias CVS e RITE AID começaram já a receber vacinas contra a Covid 19
Embora o fornecimento de vacinas a New Jersey esteja a aumentar – o último loteamento inclui mais 6.000 do que na semana passada, disse Persichilli – o Estado ainda está a ter dificuldades em satisfazer a procura pública de vacinas. O Presidente Joe Biden comprometeu-se a aumentar os envios, mas Persichilli disse que a “escassez de vacinas” continua a limitar o número de consultas disponíveis.
“Os pontos de distribuição, como uma questão geral, não é a nossa questão. O fornecimento é a nossa questão”, disse o governador Phil Murphy numa conferência de imprensa na quarta-feira. Desde que o processo de imunização começou em meados de Dezembro, o programa de vacinas COVID-19 de New Jersey já administrava quase 1,14 milhões de injecções, tendo mais de 263.000 pessoas recebido as duas doses recomendadas. Embora o acesso fosse inicialmente limitado aos profissionais de saúde e ao pessoal, e aos residentes em centros de cuidados prolongados, desde então expandiu-se consideravelmente; Entidades do estado dizem que mais de 4 milhões de residentes no estado qualificam para a imunização.
Na quarta-feira, Persichilli disse que o Estado tinha “colocado uma pausa temporária” na capacidade dos operadores de agendar compromissos – algo com que deveriam começar a ajudar na semana passada – para “agilizar o sistema” para evitar problemas como a dupla reserva, que se tinha tornado um problema. Os operadores também receberão formação adicional, adiantou.
“O call center ainda pode fornecer informações sobre locais de vacinação, pré-registo de indivíduos e resposta frequentemente questionada sobre a vacina COVID-19. Esperamos trazer a sua capacidade de agendamento no futuro”, disse Persichilli.