FAZ MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA EM NOVA IORQUE E QUER SER A PONTE ENTRE OS EMIGRANTES E PORTUGAL

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Herdou um imóvel em Portugal? Vive nos Estados Unidos e quer vendê-lo ou alugá-lo? Pensa comprar casa lá? A resposta é simples e a solução pode até estar bem perto de si: Andréia Cordeiro.

Natural de Portimão, Algarve, a especialista faz medição imobiliária há 18 anos e está desde 2019 radicada na zona de Nova Iorque, à frente do projecto ‘Why Portugal’ e agora também como agente para o prestigiado grupo Keller Williams nos estados de Nova Iorque e Connecticut.

“Comecei a aperceber-me que há muitos emigrantes portugueses nos EUA com imóveis em Portugal e que não sabem bem como vendê-los”, conta Andréia Cordeiro, em entrevista ao jornalLUSO-AMERICANO. “Vi nisso uma oportunidade e resolvi criar a ‘Why Portugal’, em parceria com uma agência imobiliária ‘franchising’, em Portimão, com presença nacional.”

Cordeiro, que se licenciou em Gestão de Mediação Imobiliária e também acumula o curso de avaliação no mesmo sector, é especialista com ênfase na área de Lagos a Carvoeiro, no Algarve, muito embora “conheça Portugal de norte  sul”, faz questão de frisar.

Começou na rede ERA e mais tarde chegou mesmo a ‘broker’ empreendedora na REMAX, em 2017, antes da vinda, por razões pessoais, para a América.

A vantagem de se recorrer a um especialista com um pé cá e lá, “é que dou todo o apoio aos clientes – desde a apresentação de serviços, à ajuda no aspecto burocrático e de documentação, para além de que tenho uma equipa em Portugal que trata de tudo o resto. Ou seja, sou a ponte entre o cliente comprador ou vendedor cá e o mercado em Portugal.”

Na óptica da especialista Andréia Cordeiro, “as vantagens de se vender um imóvel em Portugal, agora, residem no facto de existir uma grande procura e pouca oferta. Neste momento, a oportunidade é para os portugueses que estão nos EUA e querem vender, se essa for a vontade. Porquê? Porque o mercado está quente, existe mais procura do que oferta.”

Cordeiro dá como exemplo uma propriedade que teve para venda em Alvor que permaneceu apenas dois dias no mercado… “E foi vendida pelo preço solicitado.”

A pandemia levou muita gente a trocar os centros urbanos pelo interior ou zonas mais rurais, reconhece a especialista imobiliária. “A procura de casa no Algarve passa também pelo factor qualidade de vida”, explica. “Por exemplo, quem puder trabalhar de casa, conjuga a vida profissional a uma rotina com praia ou caminhadas no campo. E isso no Algarve é possível.”

Comprar casa no Algarve também se traduz em investimento, “uma vez que o alojamento local, em tempos de pandemia, é cada vez mais procurado em detrimento dos hotéis.”

A distância não impede Andréia Cordeiro de trabalhar. “Como tenho uma equipa lá, com o recurso à vídeo-chamada posso mostrar o imóvel com facilidade e em tempo real ao potencial comprador”, nota.

A especialista diz que pode sempre ficar um elo de ligação entre o cliente e o agente imobiliário, “mesmo depois da compra ou venda do imóvel. Se tiverem alguma questão, têm sempre aqui alguém com quem falar e prestar aqueles pequenos serviços que fazem toda a diferença.”

• Para contactar Andréia Cordeiro, ligue para (203) 810-0530 ou envie email para: andreia.cordeiro@why-portugal.com