FC PORTO, 2 — JUVENTUS, 1: Golos madrugadores empurram ‘dragões’ para triunfo

O FC Porto venceu quarta-feira a Juventus, por 2-1, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘dragões’ a capitalizaram dois golos madrugadores no início de cada uma das partes.

Num triunfo que acabou por ser histórico, uma vez que o FC Porto nunca tinha vencido nos cinco confrontos até então com a formação italiana, valeram os golos de Taremi, aos dois minutos, e Marega, aos 46, enquanto a Juventus ainda conseguiu reduzir, aos 82, por intermédio de Chiesa.

Os ‘dragões’, que vinham de quatro empates consecutivos nas provas internas, partem assim em vantagem para a segunda mão desta eliminatória frente à equipa do português Cristiano Ronaldo, que será disputada em 9 de Março, em Turim.

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, promoveu, para este jogo, quatro alterações em relação ao último desafio do campeonato, frente ao Boavista (2-2), com Mbemba, Uribe, Zaidu e Otávio a renderem Diogo Leite, Fábio Vieira, Sarr e João Mário, tendo a equipa respondido de forma irrepreensível, com uma primeira parte de grande qualidade, potenciada com um golo madrugador, que deu confiança aos ‘dragões’.

Logo aos dois minutos, Taremi foi astuto a aproveitar um atrasado disparatado de Betancur, que o guarda-redes Szczesny ainda tentou corrigir, mas acabou por atirar a bola contra o avançado iraniano do FC Porto, que não desperdiçou a oferta para fazer o 1-0.

Com a madrugadora vantagem, a formação ‘azul e branca’ passou a ter mais margem para gerir o jogo, e perante a incapacidade de resposta da Juventus, sempre muito previsível nas suas saídas para o ataque, ainda chegou a ameaçar o segundo tento, num livre de Sérgio Oliveira.

Sérgio Conceição elogia trabalho fantástico

No final do encontro, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou: “Foi um jogo em que em termos ofensivos, tirando o golo sofrido, a equipa esteve sempre muito bem, percebendo quem tinha de bloquear, num trabalho fantástico de toda a gente.”

“A partir da solidez defensiva fomos sempre muito perigosos a atacar e, além dos golos, tivemos perto do 3-0, num remate do Sérgio Oliveira”, prosseguiu.

“Parabéns aos jogadores, mas estamos apenas a meio da eliminatória, há um jogo muito difícil em Turim para passar a eliminatória. Agora o foco está no jogo do campeonato, com o Marítimo, na segunda-feira, em que temos de dar uma boa resposta”, disse ainda.