FC PORTO: ‘Bis’ de Fábio Vieira desenha vitória dos ‘dragões’
O FC Porto venceu segunda-feira o Santa Clara, por 3-0, em partida da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, em que os ‘dragões’ desenharam o triunfo com o ‘bis’ de Fábio Vieira, ainda na primeira parte.
O jovem médio portista assumiu-se como a figura do encontro, ao marcar aos 38 e 41 minutos, dando à equipa a eficácia para complementar uma exibição que não foi fulgurante, mas suficiente para superar um adversário que criou poucos problemas, e ainda foi castigado com um terceiro golo, apontado por Zaidu, aos 84.
Com este triunfo, os ‘azuis e brancos’, que somaram o 56.º jogo seguido sem perder na I Liga, igualando um recorde detido pelo Benfica, restabelecem para seis pontos a vantagem da sua liderança do campeonato em relação ao Sporting, que segue no segundo posto, com 70, enquanto o Santa Clara, que não perdia há cinco jornadas, fica no 10.º lugar, com 31.
Os ‘dragões’, que sem Sérgio Conceição no banco, devido a castigo, repetiram o ‘onze’ da última jornada, antes da paragem do campeonato, frente ao Boavista, até entraram neste desafio num ritmo ‘morno’, embora não sentindo dificuldade em impor um ascendente territorial.
Ainda assim, faltava alguma clarividência ofensiva à equipa ‘azul e branca’, que apesar de desenhar aproximações perigosas, não as traduzia em claras situações de golo, com Pepê a mostrar-se como o mais inconformado, e a criar as melhores situações, antes de meia hora, mas sem a melhor definição.
Já o Santa Clara, que se apresentou no Dragão com cinco alterações no ‘onze’ em relação à última jornada, e sem algumas das suas mais influentes pedras, nomeadamente Morita por lesão, Anderson Carvalho por castigo e Cryzan, que está de saída para o futebol chinês, conseguia controlar, sem sobressalto, as investidas do adversário.