FC PORTO: ‘Dragões’ alcançam triunfo exuberante
O campeão FC Porto regressou sexta-feira às vitórias na I Liga de futebol, ao quebrar a invencibilidade do Sporting de Braga, por 4-1, em jogo da oitava jornada, contornando a turbulência recentemente, sentida dentro e fora do relvado.
No Estádio do Dragão, no Porto, os golos de Evanilson (32 minutos), Stephen Eustáquio (34), Pepê (63) e Galeno (90+6) ‘selaram’ o triunfo dos ‘azuis e brancos’, que vinham de três derrotas nos últimos seis encontros oficiais em todas as provas, num dos momentos mais delicados da ‘era’ Sérgio Conceição, cujo carro de família chegou a ser apedrejado.
Os ‘arsenalistas’ ainda alimentaram incerteza temporária no marcador, fruto do autogolo de Pepe (55 minutos), mas estiveram longe do padrão exibicional vincado em 2022/23 e acabaram em inferioridade numérica, por expulsão directa do guarda-redes Matheus (84).
Na ressaca da paragem da I Liga para os embates das selecções, o FC Porto ascendeu ao segundo lugar, por troca com o Sporting de Braga, seguindo ambos com 19 pontos, provisoriamente a dois do líder Benfica, que no sábado foi a Guimarães perder dois pontos.
Sérgio Conceição mandou recado
No final do jogo, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou: “Os resultados são importantes, mas não são aquilo que nos guia. O que nos guia é o trabalho diário, e temos de ganhar confiança diariamente para jogar bem e ganhar os encontros. A equipa fez uma excelente partida.”
“Entrámos da forma que faz parte das características dos meus atletas. Fomos uma equipa agressiva, intensa, à procura de limitar a dinâmica do adversário, sabendo explorar com bola aquilo que tínhamos para explorar. Estrategicamente, foi um jogo acima da média”, prosseguiu.
“Estes são os mesmos jogadores que estiveram presentes nos últimos jogos. Não éramos assim tão maus, nem somos agora assim tão bons. Somos o que somos. Trabalhámos de forma determinada e ambiciosa para conseguir os objectivos”, disse ainda.