FC PORTO: ‘Dragões’ entram a vencer e com boa exibição

O FC Porto venceu, sábado, o Gil Vicente, por 3-0, em jogo da jornada inaugural da I Liga portuguesa de futebol, em que os ‘dragões’ tiveram uma exibição em crescendo e alicerçaram o êxito em duas grandes penalidades.

Galeno, aos 30 minutos, de grande penalidade, inaugurou o marcador para os portistas e, já na segunda parte, Iván Jaime (59) e Danny Namaso (70), este também de penálti, deram conforto à vantagem da equipa orientada por Vítor Bruno, que conseguiu a sua primeira vitória no campeonato como treinador principal.

Com este êxito, os ‘azuis e brancos’ juntam-se a Sporting e Boavista no lote de equipas com estreias a vencer na prova, enquanto o Gil Vicente fica no grupo de Rio Ave e Casa Pia, que continuam a ‘zeros’ após a primeira jornada.

Os calorosos aplausos que os adeptos do Dragão dirigiram ao agora ex-jogador Pepe, logo aos três minutos, na alusão ao número que o antigo defesa usava, até não foram, inicialmente, suficientes para aquecer um jogo iniciado num ritmo pouco acelerado.

Os ‘azuis e brancos’, que surgiram com duas alterações no ‘onze’ em relação à partida da Supertaça, com Iván Jaime e Eustáquio a titulares e Grujic e João Mário no banco, sentiram dificuldades em se impor ofensivamente, com um futebol pouco acutilante.

Apesar do domínio territorial, os comandados de Vítor Bruno não tinham tracção para romper um Gil Vicente coeso defensivamente e com alguma audácia para responder em contra-ataque.

Os ‘galos’, que se apresentaram apenas com dois reforços – o defesa Sandro Cruz e o avançado Jorge Aguirre – nas escolhas iniciais do técnico interino Carlos Cu-nha, tinham em Félix Correia o elemento mais activo, a tentar desequilibrar pelas alas.

Mas, a partir dos 20 minutos, os portistas começaram a mostrar mais argumentos para alterar o ritmo inconsequente do desafio, com um cabeceamento de Nico González e um remate de Galeno, este a jogar como lateral esquerdo no esquema do novo técnico.