FC PORTO: ‘Dragões’ foram a Barcelos somar três pontos
O FC Porto regressou sábado aos triunfos na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Gil Vicente por 2-0, com golos de Uribe e de Sérgio Oliveira, numa partida da 22.ª jornada em que foi superior.
Após o empate caseiro com o líder Sporting (0-0), na jornada anterior, e a derrota na recepção ao Sporting de Braga (3-2), para as meias-finais da Taça de Portugal, os ‘dragões’ apareceram em Barcelos com uma dinâmica ofensiva que desequilibrou a retaguarda gilista e materializaram essa supremacia com dois remates certeiros, do médio colombiano (sete minutos) e do português (60).
A equipa ‘azul e branca’ passou a somar 48 pontos e recuperou o segundo lugar, tendo ultrapassado provisoriamente o Sporting de Braga, que tem 46 e ontem recebeu o Vitória de Guimarães, no fecho da ronda, enquanto a formação de Barcelos, que raramente incomodou a defesa portista e averbou o segundo desaire seguido, mantém-se, para já, no 15.º posto, com 19.
Sérgio Conceição: ‘estivemos iguais a nós próprios’
No final do jogo, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou: “Estávamos preparados para as duas formas [de jogar] do Gil: o sistema 4x3x3, que normalmente apresenta uma linha de cinco [jogadores] atrás, outra de quatro no meio e um avançado na frente. Apareceram nessa forma mais ‘conservadora’. Mas era mais importante o que deveríamos fazer no jogo e mostrar a nossa identidade, que não tem nada a ver com a primeira parte do jogo passado [derrota por 3-2, com o Sporting de Braga].”
“Estivemos iguais a nós próprios, com uma circulação rápida, não só na largura, mas também a atacar as ‘costas’ da defesa adversária. Por dentro, era muito difícil atacar. Fizemo-lo bem, com entusiasmo, alegria e prazer no jogo. Poderíamos claramente ter feito mais do que um golo. O Denis foi claramente o melhor jogador em campo na primeira parte”, disse ainda.
E concluiu: Na segunda parte, houve uma reacção normal do Gil Vicente, sem grande perigo, e fizemos o segundo golo. A partir daí, estivemos sempre mais perto do terceiro golo. Fizemos uma exibição sólida.”