FC PORTO: ‘Dragões’ impõem a sua lei e seguem para ‘oitavos’

O FC Porto conseguiu terça-feira o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer no reduto do Mafra, emblema da II Liga, por 3-0, num triunfo tranquilo e justo.

No primeiro duelo da história entre os dois emblemas, os ‘dragões’ chegaram à vantagem logo ao minuto sete, por Marca-no, e marcaram o segundo aos 38, por Eustáquio. Já na segunda parte, aos 73, Galeno acabou com o ‘sonho’ do Mafra em fazer um trajecto semelhante ao da última época, em que chegou às meias-finais.

Sérgio Conceição tinha avisado na antevisão ao duelo com o Mafra que não queria facilitismos no confronto com a equipa da II Liga, sob pena de “acontecer Taça”, e os jogadores entenderam a mensagem.

Logo aos quatro minutos, Eustáquio apareceu isolado na área e só um corte de Fati no último instante impediu o primeiro festejo portista, que viria a acontecer minutos depois, com Marcano, sozinho ao segundo poste, a inaugurar o marcador com um golpe de cabeça, na sequência de um canto.

O Mafra tentou organizar-se, passar mais tempo no meio-campo ‘azul e branco’, mas era sempre o FC Porto a equipa mais perigosa, com Eustáquio em destaque. 

O médio esteve perto do golo aos 23 e 33 minutos e, aos 38, quebrou finalmente o ‘enguiço’ e dobrou a vantagem portista.

Otávio isolou o luso-canadiano, que, já dentro da área, descaído pela direita, rematou forte e cruzado. Renan ainda tocou na bola, mas o melhor que conseguiu foi um desvio para o poste, com a bola a passar a linha de golo logo depois.

Nenhum elemento do FC Porto se deslocou à sala de imprensa para prestar declarações.