FC PORTO: ‘Dragões’ reentram em estilo num dia histórico

O FC Porto reentrou ontem com estilo na I Liga de futebol, ao superiorizar-se ao Arouca, por 5-1 na 14.ª jornada, primeira depois da interrupção para o Mundial-2022, num dia especial para o treinador e o presidente dos campeões nacionais.

No Estádio do Dragão, no Porto, um ‘hat-trick’ do iraniano Mehdi Taremi, aos 18, 34 e 50 minutos, abrilhantou o ‘massacre’ dos ‘azuis e brancos’, que marcaram por Otávio logo nos primeiros segundos e contaram com um autogolo do inglês Jerome Opoku, aos 70.

O avançado persa igualou Gonçalo Ramos, do Benfica, na liderança dos ‘artilheiros’ da prova, ambos com nove golos, numa noite de espírito contrastante para os arouquenses, que lograram o seu tento de consolação pelo brasileiro Bruno Marques, aos 75 minutos.

O treinador Sérgio Conceição obteve o 215.º triunfo à 298.ª partida em todas as provas à frente do FC Porto, que orienta desde 2017/18, igualando o recorde do clube fixado por José Maria Pedroto, no dia do 85.º aniversário do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

Os campeões nacionais reforçaram provisoriamente o segundo posto da I Liga, com 32 pontos, diluindo para cinco a distância para o líder invicto Benfica, que visitará hoje o Sporting de Braga, terceiro, com 28, enquanto o Arouca segue em nono, com 19.

Vitória dedicada a Pinto da Costa

No final do jogo, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou: “São as duas maiores figuras [Pinto da Costa e Pedroto]. O presidente fez um trabalho notável nas últimas duas décadas e o clube tornou-se ganhador a nível nacional e mundial. Por isso, definia-o como ganhar. É a palavra que melhor o define.”

“O mestre, o senhor Pedroto. Tenho dificuldade em falar desta vitória que igualou o número de vitórias do senhor Pedroto, porque ele é o treinador dos treinadores”, prosseguiu.

“Hoje, o protagonismo tem de ir todo para o nosso presidente. Esta vitória é inteiramente para ele. Todos os elogios são poucos para alguém que fez tanto por este clube”, disse ainda.