FC PORTO: ‘Dragões’ renascem da contestação
O FC Porto reencontrou-se, segunda-feira, com as vitórias cinco jogos depois, ao derrotar em casa o Casa Pia (2-0), na 12.ª jornada da I Liga de futebol, aproximando-se da liderança com golos de rajada no regresso dos balneários.
No Estádio do Dragão, no Porto, Fábio Vieira (51 minutos) e o espanhol Samu (55) ditaram o 10.º triunfo na prova dos anfitriões, que vinham da pior sequência desde Fevereiro de 2021, com três derrotas e um empate em três competições diferentes.
Além de prosseguir 100% vitorioso em casa para o campeonato, com sete êxitos em outros tantos possíveis, a equipa do aniversariante Vítor Bruno atenuou a contestação enfrentada nas últimas semanas, sobretudo a partir da goleada na visita ao Benfica (4-1), da 11.ª ronda.
O FC Porto segurou a vice-liderança, com 30 pontos, contra 33 do líder isolado Sporting, derrotado na recepção ao Santa Clara (1-0), e 28 do Benfica, terceiro classificado, com menos um jogo, enquanto o Casa Pia voltou a perder na prova quatro jornadas depois e é 10.º, com 13.
Única novidade face ao empate fora com os belgas do Anderlecht (2-2), na quinta ronda da fase de liga da Liga Europa, Fábio Vieira colmatou a ausência por suspensão de Alan Varela e desequilibrou logo nos instantes inaugurais, ao lançar Galeno para um remate de ângulo apertado, que esbarrou entre João Goulart e o guarda-redes Patrick Sequeira.
No final do jogo, Vítor Bruno, treinador do FC Porto, afirmou: “Não há qualquer dúvida em relação ao vencedor. Entrámos bem, com três ou quatro momentos em que podíamos ter feito golo, e conseguimos ter uma atitude forte e pressionante, recuperando algumas bolas em zonas altas do campo e encontrando caminhos, perante um adversário bem organizado e estacionado atrás.”