FC PORTO: ‘Dragões’ sem mácula em dia histórico para Pepe

Uma exibição sem contemplações encaminhou, domingo, o FC Porto para uma estreia vitoriosa na edição 2021/22 da I Liga sobre o Belenenses SAD, por 2-0, com Pepe a tornar-se o futebolista mais velho a representar os nortenhos.

No regresso do público ao Estádio do Dragão 17 meses depois, com 33% da lotação, devido à pandemia de covid-19, os golos do espanhol Toni Martínez, aos 19 minutos, e do colombiano Luis Díaz, aos 65, construíram o triunfo autoritário dos ‘azuis e brancos’, que ficaram a dever a si próprios um resultado mais robusto diante de oposição frágil.

O encontro frente ao derradeiro adversário dos vice-campeões no campeonato anterior abriu também a 21.ª época seguida do defesa internacional português Pepe, que, aos 38 anos, cinco meses e 11 dias, suplantou por dois meses um recorde detido por Silvino.

O FC Porto juntou-se a Tondela, Sporting, Estoril Praia, Sporting de Braga, Benfica e Portimonense no conjunto de líderes da I Liga, todos com três pontos, enquanto o Belenenses SAD acompanha outros seis clubes no fundo da tabela, sem pontos.

Fiel à maioria dos titulares da época passada, Sérgio Conceição lançou Diogo Costa e João Mário como novidades no ‘onze’, além do reforço Bruno Costa, face à autêntica ‘revolução’ assinada por Petit, que manteve apenas quatro figuras do passado recente.

Conceição realçou competência

No final do jogo, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou: “Foi um jogo competente e com muita qualidade da nossa parte perante um Belenenses SAD que é sempre difícil defrontar. Tivemos uma tarde em que houve muita variabilidade de movimentos no ataque.”

“Sabíamos de algumas fragilidades da organização defensiva adversária e procuramos explorá-las ao máximo. Nos últimos 20 minutos, construímos três ou quatro situações claras para fazer o golo. Acho que a nossa vantagem ao intervalo era curta”, prosseguiu.

“No segundo tempo foi mais do mesmo. Estivemos equilibrados defensivamente, com reação boa à perda de bola, focados e concentrados. Um bom jogo da nossa parte”, disse ainda.