FC PORTO: ‘Dragões’ superam fantasmas e mantêm-se firmes

Um golo solitário de Evanilson permitiu, domingo, ao FC Porto vencer no tradicionalmente complicado estádio do Moreirense, por 1-0, em encontro da 23.ª jornada, conservando a vantagem na liderança da I Liga de futebol.

Em Moreira de Cónegos, o brasileiro marcou aos 40 minutos e ajudou os ‘azuis e brancos’ a retomarem o trilho dos triunfos num recinto em que só tinham vencido uma vez nas últimas seis épocas, uma semana depois do empate no ‘clássico’ com o Sporting (2-2).

A partida terminou com as duas equipas reduzidas a 10 elementos, devido às expulsões do ‘dragão’ Grujic, aos 79 minutos, e do ‘cónego’ Steven Vitória, aos 84, tendo o técnico dos anfitriões, Ricardo Sá Pinto, visto igualmente o cartão vermelho após o apito final.

Com o 51.º jogo consecutivo sem perder na I Liga, FC Porto soma 63 pontos, seis acima do Sporting, segundo, e com 12 de avanço sobre o Benfica, terceiro, numa jornada em que o Moreirense voltou aos lugares de despromoção, sendo 17.º e penúltimo, com 19.

A meio da eliminatória com os italianos da Lazio, do ‘play-off’ de acesso aos ‘oitavos’ da Liga Europa, Sérgio Conceição devolveu ao ‘onze’ Vítor Ferreira, Evanilson e Mehdi Taremi, com Fábio Cardoso, de regresso três jogos depois, a render o castigado Pepe.

Já Ricardo Sá Pinto, num inédito embate como treinador com o homólogo portista, ex-colega de equipa na selecção nacional e nos belgas do Standard de Liège, relegou por opção os titulares Lazar Rosic, Paulinho e Fábio Pacheco para o banco de suplentes.

No final do jogo, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou: “Pelas características e a dinâmica do jogo do adversário, bem como pelo resultado da última jornada [derrota por 5-0 em Famalicão], era expectável termos dificuldades, principalmente pela competitividade da equipa do Moreirense e agressividade que iria meter no jogo. Queria limpar a imagem desse jogo.”