FC PORTO: ‘Dragões’ vencem e mantêm pressão ao líder
O FC Porto venceu sábado no reduto do Paços de Ferreira, por 2-0, e recuperou o segundo lugar, um ponto atrás do líder Benfica (que domingo repôs a diferença), a cinco jornadas do final da I Liga de futebol.
Os golos do suado, mas justo, triunfo portista surgiram somente na segunda parte, já com o Paços reduzido a 10 por expulsão de Holsgrove, e foram marcados por Taremi, aos 66 minutos, na transformação de uma grande penalidade, e Toni Martínez, aos 83.
Com este resultado, o FC Porto recuperou o segundo lugar, perdido na véspera para o Sporting de Braga (vencedor do jogo com o Casa Pia por 1-0), agora com 70 pontos, e a quatro do líder Benfica.
Para o Paços, esta derrota, a terceira consecutiva, aproxima cada vez mais a equipa da descida de divisão.
Os castores, que só sentiram mais dificuldades em inferioridade numérica, continuam no 17.º e penúltimo lugar, em zona de descida directa, com os mesmos 17 pontos, a cinco do Marítimo, que está em lugar de disputa do ‘play-off’ de manutenção.
No Paços, César Peixoto devolveu ao ‘onze’ Nuno Lima, Luiz Carlos, Uilton e Alexandre Guedes, em substituição do castigado Maracás e ainda de Paulo Bernardo, Nigel Thomas e Fábio Gomes, relegados para o banco de suplentes, enquanto no FC Porto, Sérgio Conceição retirou Eustáquio e Toni Martínez da equipa inicial, apostando em Evanilson e Taremi.
‘A equipa esteve bem’
No final do encontro, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou: “Foi um bom jogo da minha equipa, perante um adversário que estava a precisar muito de pontos. Criámos algumas ocasiões na primeira parte, na segunda, obviamente com a expulsão de um jogador do Paços, ficou mais fácil e tornámos as coisas mais fáceis. A equipa esteve bem, teve paciência, chegou por fora e por dentro.”
“Se fôssemos mais eficazes, sairíamos ao intervalo com outro resultado”, prosseguiu.
“Mas foi uma vitória justa, frente a um Paços agressivo, bem organizado e com o comportamento de uma equipa que não merece descer de divisão”, disse ainda.
“Queria dar os parabéns à minha equipa e aos jogadores, porque hoje foram fundamentais os que entraram. Não dependemos de nós (para chegar ao título), agora reduzimos a distância para o primeiro classificado, mas temos de estar também atentos ao Sporting de Braga, que está a fazer um excelente campeonato”, rematou.