FC PORTO: Penálti de Taremi ‘carimba’ recorde de invencibilidade

Uma grande penalidade convertida por Taremi assegurou, domingo, o triunfo do FC Porto sobre o Vitória de Guimarães, por 1-0, e o recorde de 57 jogos seguidos sem perder na I Liga portuguesa de futebol, na 29.ª jornada.

O golo do avançado iraniano, que estabeleceu o resultado final aos 36 minutos, permitiu aos ‘dragões’ superarem o recorde de 56 jogos consecutivos sem derrotas do Benfica, fixado entre 1976 e 1978, e também a vantagem de seis pontos para o Sporting, segundo classificado do campeonato.

Mais ‘transpirado’ do que ‘inspirado’, o jogo teve ainda uma outra grande penalidade, falhada por Taremi, aos 63 minutos, a expulsão do vitoriano Oscar Estupiñán, aos 80 minutos, por duplo amarelo, e uma ‘invasão de campo’ por um espectador, que tentou agredir o extremo vitoriano Geny Catamo.

Com Grujic e Taremi em vez do lesionado Uribe e de Evanilson, os ‘dragões’ apareceram rápidos na circulação de bola e pressionantes sobre a defesa adversária, ‘aprisionando’ os jogadores vimaranenses nas imediações da sua área, sem ‘argumentos’ para resposta no contra-ataque.

Apesar de Pepê ter aparecido isolado perante Bruno Varela ao minuto três, com Abdul Mu-min a ‘tirar-lhe’ o eventual golo, os ‘azuis e brancos’ foram incapazes de traduzir o domínio inicial em sucessivas ocasiões de golo, permitindo depois ao Vitória afastar a bola do seu ‘último reduto’ e equilibrar o desafio.

Numa fase em que nenhuma das equipas se afirmava ofensivamente, apesar da maior posse de bola portista – 58% contra 42% nos primeiros 45 minutos -, Taremi entrou na área, ganhou o ressalto com Jorge Fernandes e foi derrubado por Bruno Varela, atrasado na disputa de bola.

O iraniano marcou o seu 15.º golo na I Liga, ao converter a grande penalidade para o lado contrário do guarda-redes vitoriano, e colocou em vantagem um FC Porto que só no final da primeira parte viu a sua baliza ameaçada, num desvio de Oscar Estupi-ñán ao lado, aos 40 minutos, e num disparo de Rochinha por cima, aos 43.

Conceição: ‘Era de esperar um jogo intenso’

No final do jogo, Sérgio Conceição, treinador do treinador do FC Porto, afirmou: “Temos essas finais. Temos de pensar já no próximo jogo, contra o Portimonense. Temos de estar concentrados no próximo jogo. Estamos contentes pelo percurso, mas falta o mais difícil, que é a parte final.”

“Isso era de esperar. São duas equipas competitivas. Sabíamos da qualidade da equipa do Vitória e da sua equipa técnica, e também que íamos encontrar um ambiente forte com adeptos ‘apaixonados’”, disse ainda.