FC PORTO: Última meia-hora vale ‘meias’ da Taça

O FC Porto apurou-se quarta-feira para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol, ao derrotar o Vizela por 3-1, num embate dos ‘quartos’ em que se destacou do adversário nos últimos 30 minutos, período dos golos decisivos.

Depois de uma primeira parte com períodos alternados de domínio e um golo para cada lado – Uribe para os ‘dragões’, ao minuto oito, e Cassiano, para o Vizela, aos 24 -, a equipa treinada por Sérgio Conceição apareceu mais veloz na metade complementar e, com dois ‘sustos’ pelo meio, materializou essa supremacia com golos de Fábio Vieira, de penálti, aos 65, e de Evanilson, aos 89.

Com o resultado alcançado, o FC Porto vai encontrar o Sporting nas meias-finais da ‘prova rainha’, na primeira mão que vai decorrer entre 1 e 3 de Março, repetindo o confronto entre 19 e 21 de Abril, para a segunda mão.

Com um ‘onze’ modificado em seis posições, face às 16 ausências, nove delas por causa do coronavírus, o Vizela apresentou-se com combinações em velocidade à ‘flor’ da relva, na tentativa de surpreender a organização defensiva portista, mas viu-se castigado com um golo sofrido nas primeiras incursões adversárias à sua baliza.

Sérgio Conceição: ‘Vitória difícil’

No final do jogo, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou: “Foi uma vitória difícil, num campo também difícil. Foi uma primeira parte onde não soubemos desmontar a boa organização defensiva do Vizela. Fizemos o golo, mas depois tivemos perdas de bola em zonas problemáticas, que nos criavam perigo através de ataques rápidos. Na segunda parte, mudámos um pouquinho. Precisávamos de velocidade nos corredores e conseguimos desmontar a boa organização do adversário.”

“Os intervalos são sempre importantes, porque rectificámos algumas situações. Na linha lateral, fica difícil de passar a mensagem. Hoje tornou-se ainda mais difícil, porque tinha muitos adeptos do Vizela interessados na minha pessoa. São adeptos fantásticos. Nestes dois últimos jogos, os intervalos foram importantes”, disse ainda.