Festa da Flor na baixa da capital madeirense
Cerca de 130 automóveis clássicos participaram no “Madeira Flower Classic Auto Parade”, desfile integrado no programa da Festa da Flor, que decorreu nas avenidas marginais do Funchal e atraiu milhares de pessoas à baixa da capital madeirense.
“São os primeiros eventos que acontecem relacionados com este património automóvel”, disse o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, referindo que todas as iniciativas com grandes ajuntamentos de pessoas foram suspensas em 2020 e 2021, anos marcados pela pandemia de covid-19.
Os cerca de 130 automóveis clássicos, de diversas marcas e modelos, fabricados até 1979, percorreram as avenidas do Mar e Sá Carneiro, num espectáculo que envolveu também nove bandas de música e nove grupos integrados na Festa da Flor.
O evento, um dos principais cartazes turísticos da região, é organizado pelo executivo insular e resulta de um investimento total de cerca de um milhão de euros, envolvendo cerca de 4.100 pessoas.
Este ano fica marcado pelo regresso do espetáculo infantil associado ao Muro da Esperança, do Muro da Solidariedade e do Madeira Flower Classic Auto Parade, iniciativas que não aconteceram em 2020 e 2021 devido à pandemia.
A Festa da Flor ocorre tradicionalmente no início da primavera, tendo começado a ser um dos principais cartazes turísticos da Madeira em 1979, divulgando as flores que tornaram a ilha conhecida.
A sua origem está numa iniciativa com o mesmo nome, organizada pelo Ateneu Comercial do Funchal desde 1954, mas passou depois a ter programa oficial organizado pelo Governo Regional.