FIFA PONDERA: Jogos da Premier League nos Estados Unidos?
A FIFA está a ponderar permitir que Ligas Nacionais joguem partidas no exterior, abrindo a porta para jogos lucrativos da Premier League ou da La Liga serem realizados nos Estados Unidos, no Médio Oriente ou na Ásia.
O órgão regulador do futebol mundial concordou em criar um grupo de trabalho forte de 10 a 15 pessoas para examinar a ideia e fazer recomendações.
A Premier League e a La Liga, com os seus vastos seguidores globais, há muito que discutem a ideia de disputar jogos fora dos seus territórios de origem.
O novo comité da FIFA irá assim “reunir mais informações e emitir recomendações ao Conselho sobre potenciais alterações aos Regulamentos da FIFA que regem os jogos internacionais (FRGIM)”, afirmou o órgão num comunicado.
O Conselho – órgão regular de tomada de decisões da FIFA – disse que o grupo consideraria 10 aspectos da organização de jogos no exterior.
Estes incluem o impacto nos adeptos, a forma como isso afectaria o equilíbrio da competição, se os jogos seriam únicos ou regulares e o impacto no futebol.
As emissoras norte-americanas, em particular, estão interessadas em lucrar com a popularidade crescente da primeira divisão inglesa, organizando jogos competitivos. Também a La Liga disse que pretende disputar partidas na América do Norte já em 2025.
Até agora, os sonhos de um confronto de ‘dar água na boca’, como um Arsenal-Manchester City ou Real Madrid-Barcelo-na, nos Estados Unidos foram impedidos pelas regras da FIFA que determinam que os jogos oficiais da liga devem ser disputados no seu país de origem.