CONSELHO ESCOLAR DE NEWARK. Figuras politicas incentivam jovens a exercerem o seu direito de voto nas próximas eleições

Será que os jovens de 16 anos devem ter permissão para contribuir na eleição de membros do conselho escolar em New Jersey? Se dependesse apenas do Governador do estado e do mais novo membro do Congresso, a resposta seria “sim”.

No passado fim-de-semana, o Governador Phil Murphy e a deputada LaMonica McIver participaram no evento “Vote 16 Youth Summit”, que decorreu no polo de Newark da Universidade Rutgers. O evento serviu também como oportunidade de apoio à candidatura do ‘mayor’ local, Ras J. Baraka, ao cargo de governador do estado de New Jersey em 2025.

O evento do passado sábado foi realizado como parte de uma campanha que tem sido realizada de forma continua, que tem como objectivo reduzir a idade de voto para os 16 anos, no que toca à eleição dos conselhos escolares de New Jersey – uma proposta que que foi recebida tanto com entusiasmo e apoio, como criticas bastante vocais.

De um lado do espectro temos os críticos, que afirmam que os jovens de 16 e 17 anos não têm a capacidade e motivação de participar efectivamente no processo eleitoral. Estes também dizem que reduzir a idade de voto colocaria os jovens em risco de se tornarem peões políticos.

Enquanto isso, do outro lado, temos os defensores desta redução, que continuam a desafiar a suposição de que os jovens são demasiado imaturos para serem confiáveis com tão grande responsabilidade.

Alguns apontam a 26.ª Emenda norte-americana como exemplo. Esta, reduziu em 1971, a idade mínima de voto para os 18 anos.

Uma proposta de lei estadual que actuaria nesta problemática foi introduzida a ambas as câmaras do Legislativo, aguardando agora nestas por uma revisão mais profunda.

O New Jersey Institute For Social Justice – uma organização sem fins lucrativos com sede em Newark – apontou o facto de que esta cidade se tornou o primeiro município do estado (e a segunda maior cidade do país), a reduzir a idade mínima de votação para os 16 anos, no que diz respeito às eleições para o conselho escolar.

O registro eleitoral começa no dia 1 de Fevereiro de 2025, de forma a que possam votar nas eleições que acontecerão no mês de Abril.

Tanto o Governador Murphy como McIver – que particionaram ambos esta mudança enquanto que a deputada ocupava o cargo de presidente do conselho municipal – disseram estar “orgulhosos” em dar o seu apoio ao evento do último fim-de-semana.

“Todos os jovens estudantes merecem ter o direito de moldar o seu próprio futuro”, disse o Governador.

McIver declarou recentemente que a lei estabelecida em Newark encaminhou de forma positiva 7 mil novos eleitores, levando jovens da cidade a participarem na tomada de decisões sobre políticas e temáticas que os afectam directamente.

“O estado está a cumprir o seu papel também”, começou por explicar. “Graças a uma nova lei assinada pelo governador Phil Murphy no início do ano, a partir de 2026, um jovem com 17 anos em New Jersey será capaz de notar nas eleições primárias, desde que complete 18 anos antes ou até à próxima eleição. Com estas novas leis eleitorais locais e estaduais em papel, é o nosso trabalho garantir que estes jovens recém-empoderados apareçam nas urnas e coloquem a trabalhar os seus músculos, exercendo o seu direito de voto”.

Newark não é o único local do Estado Jardim onde se viu debater este tema. No início deste mês, o Governador visitou o Hoboken High School para apresentar a ideia; e um grupo de adolescentes de East Burnswick também solicitou recentemente à Câmara Municipal local, que diminuísse a idade de voto no mesmo tipo de eleições.