Filme português “Raticida” é premiado em Festival Internacional de Cinema e passa para pré-selecção dos Óscares
O filme “Raticida”, do português João Niza Ribeiro, foi um dos vencedores do Festival Internacional de Cinema de Huesca, em Espanha, e entrará automaticamente na pré-selecção dos Óscares.
Este festival de curtas-metragens teve este ano em competição 79 filmes de 29 países, candidatos a três prémios Danzante (ibero-americano, internacional e documentário).
“Raticida” venceu o prémio Danzante Ibero-americano “pela sua grande qualidade cinematográfica” e por ser um “retrato marcante de um universo marginal onde se integra o contexto socio-político actual da problemática migratória na Europa de maneira orgânica e necessária”, segundo um comunicado da organização do festival.
Os vencedores dos outros prémios Danzante foram “Le Point de Reprise”, do francês Nicolas Panay, na categoria Internacional, e “Liturgy of Anti-Tank Obstacles”, do ucraniano Dmytro Stukholytkyy-Sobchuk, na categoria de Documentário.
Os tês filmes vencedores recebem 5.000 euros cada um e entram na pré-selecção para os Óscares, por este festival ser um dos seis que se realizam em Espanha que qualificam directamente para os prémios atribuídos pela academia de cinema norte-americana.
“Raticida” recebeu no ano passado o Grande Prémio da Competição Internacional no festival de cinema de Cork, na Irlanda.
O filme já foi também selecionado para as competições da edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Índias (Colômbia) e do Curtas Vila do Conde.
Além de “Raticida”, estava também na competição da 51.ª edição do festival de Huesca “Ice Marchants”, de João Gonzalez, candidato aos Ós- cares este ano, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.