Flórida: DeSantis desfaz ambiguidade e admite que “é claro” que Trump perdeu eleições presidenciais de 2020
O candidato presidencial Republicano e governador da Florida, Ron DeSantis, assumiu, em definitivo, que o rival Donald Trump perdeu as eleições dos EUA de 2020, após anos de respostas ambíguas sobre este tema. “É claro que perdeu. Joe Biden é o Presidente”, frisou DeSantis, numa entrevista à estação NBC News publicada na segunda-feira (7). DeSantis sempre evitou perguntas sobre se acreditava que os resultados das eleições de 2020 eram legítimos. Nos últimos dias, no entanto, ele começou a questionar publicamente as alegações, sem provas, que Trump e os seus aliados divulgaram sobre a legitimidade da vitória eleitoral do Democrata Joe Biden.
Na semana passada, Trump foi acusado pelo procurador especial do Departamento de Justiça, Jack Smith, de 4 crimes relacionados com os seus esforços para anular os resultados da eleição de 2020, que antecedeu a violenta invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, por fanáticos do magnata republicano.
A mudança de retórica de DeSantis ocorre numa fase em que Trump procura redefinir a sua campanha para a disputa à Casa Branca em 2024. Trump continua amplamente popular entre a base do Partido Republicano e é o favorito nas primárias presidenciais do partido em 2024.