FLÓRIDA | Dicas da “broker” Natalie Amaral Cerdeira sobre como passar os anos da reforma em Palm Coast
Por HENRIQUE MANO | News Editor
A agente imobiliária Natalie Amaral Cerdeira, também co-proprietária da agência “Amaral & Associates Realty, Inc.”, conhece a fundo o mercado de compra e venda de casas na região de Palm Coast e condado de Flagler. A actuar na zona desde Setembro de 2012, depois de se ter mudado de New Jersey, Amaral Cerdeira tem na sua carteira de clientela muitos portugueses que trocam o norte dos EUA pelo sol da Flórida – tendo, assim, um amplo conhecimento das suas necessidades e aspirações.
“Quando se faz uma compra imobiliária, assume-se um grande compromisso”, afirma a “broker”, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Por isso, considero haver três ingredientes fundamentais por que um agente imobiliário se deve reger: honestidade, dedicação e persistência.”
Natalie Amaral Cerdeira também reconhece ser importante “ter-se o domínio da comunicação e negociação e ainda saber interpretar as tendências de mercado, por forma a educar e informar o cliente na hora de se fazer uma compra ou venda.”
Amaral Cerdeira diz mesmo que acaba por criar “laços de amizade” com “grande parte dos meus clientes.”
A agente vendeu o seu primeiro imóvel em Fevereiro de 2013, no bairro “F” da cidade de Palm Coast. Ainda hoje “falo duas ou três vezes com esses clientes”, nota.
Como “broker”, ao longo dos anos, faz transacções com condomínios, vivendas e propriedades comerciais.
Na actual conjuntura, o seu conselho é comprar ou alugar? “Não é fácil de responder”, reconhece Amaral Cerdeira. “Palm Coast tem conhecido um aumento nos preços das casas, tanta para comprar como para arrendar. Para uma pessoa que não conheça bem a zona, aconselhava a primeiro arrendar algo durante um ano e aproveitar esse período para ir avaliando diferentes opções de compra. Já tive clientes que a priori não estavam interessados em viver em condomínios fechados mas que, depois de se terem inteirado dos seus benefícios, perceberam que era exactamente o que procuravam. Na zona de Palm Coast contamos com mais de 55 condomínios de todo o género com opções para escolha. Agora, conhecendo já bem a área, comprar de imediato parece-me ser mais lógico.”
Todos os emigrantes portugueses encaram a dúvida: depois da reforma, escolher a Flórida para viver ou regressar a Portugal?
“Para mim, a Flórida como destino para quem se reforma faz muito mais sentido”, opina Natalie Amaral Cerdeira. “O clima é óptimo e, para quem tem família no norte, a distância também é uma vantagem. Eu sei que passar a reforma em Portugal é o sonho de muita gente, mas preocupa-me que pessoas de certa idade façam essa escolha sob perigo depois de não poderem estar frequentemente com a família. Viajar para Portugal não é barato, mesmo que se tenha lá casa e carro. Para uma família de 4, por exemplo, uma viagem de avião em época alta pode custar milhares de dólares! E a Flórida, se formos a ver, proporciona o mesmo ambiente relaxado e a proximidade da família. Em 2 ou 3 horas de avião, ou mesmo numa viagem de 16 a 20 horas de carro, estamos no norte.”
Como nota final, a experiente agente imobiliária diz que, nestes anos de carreira, aprendeu ser “importante arranjar tempo para conhecer bem os clientes e, assim, perceber melhor o que procuram.”