Foi a 21 de Outubro que se avistou o Estreito de Magalhães
Fez no passado dia 21, 500 anos que foi avistado, pela primeira vez, o Estreito de Magalhães. A Marinha Portuguesa não podia deixar passar esta data e fez uma publicação nas redes sociais onde assinalou a efeméride.
“500 anos de um feito histórico”, escreveu o ramo das Forças Armadas no Facebook. “Foi no dia 21 de Outubro de 1520 que o navegador Fernão de Magalhães e a sua armada avistaram pela primeira vez o canal através do qual conseguiram alcançar o Oceano Pacífico”, é ainda descrito.
Actualmente, e devido a este facto, o local é conhecido como o Estreito de Magalhães. Trata-se de um “momento histórico e que continua a ser grandioso para a Humanidade”.
O Estreito de Magalhães situa-se a sul da América do Sul e continua a ser uma das principais ligações entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Magalhães lutou e foi morto na sua aventura. Os navios prosseguiram e acabaram por chegar a Espanha com poucos marinheiros.
Fernão de Magalhães nasceu em Sabrosa, na região de Trás-os-Montes, norte de Portugal, no dia 3 de Fevereiro de 1480. Pertencia à quarta ordem da nobreza portuguesa e foi educado como pajem da corte da rainha D. Leonor, esposa de D. João II, o Perfeito.