Força Aerea Portuguesa em missão de resgate na Ilha Terceira, Açores
A Força Aérea Portuguesa resgatou, durante a madrugada do dia 28 de Abril, um tripulante de 79 anos, de nacionalidade britânica, do navio de passageiros “Wonder of the Seas”, com bandeira das Bahamas, que necessitava de cuidados médicos urgentes, encontrando-se a cerca de 785 km a sudoeste da Ilha Terceira.
O helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751, “Pumas”, descolou da Base Aérea N.º 4, nas Lajes, em direcção à zona de operações, onde se encontrava o navio, tendo o resgate sido efectuado pelas 10:30 p.m.
A acompanhar e apoiar esta missão esteve o C-295M, da Esquadra 502, “Elefantes”.
O tripulante foi recuperado com sucesso e posteriormente transportado para o Aeroporto das Lajes, na Ilha Terceira, aterrando por volta das 11:40 p.m. (horas locais) do dia 28 de Abril, onde uma equipa médica aguardava para efectuar o transporte para uma Unidade Hospitalar.
Estiveram envolvidos nesta operação o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR), uma ambulância do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.